Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4617
Título: | O efeito da mudança no acompanhamento parental sobre a proficiência dos alunos da rede pública do Recife |
Autor: | Oliveira, Letícia Andrade Farias de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4217564316219427 |
Orientador: | Silva, Diego Firmino Costa da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8895265465747877 |
Palavras-chave: | Rendimento escolar;Educação - Participação dos pais |
Data do documento: | 3-Mai-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Letícia Andrade Farias de. O efeito da mudança no acompanhamento parental sobre a proficiência dos alunos da rede pública do Recife. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | The purpose of this study to analyse the possible influence of a change in parental involvement in their children's education on their academic performance. Using panel data extracted from a longitudinal Monitoring Survey of Academic Performance of Public Elementary School Students in Recife (FUNDAJ, 2018), the difference-in-differences method and propensity score matching model were used to analyze the possible effect that a change in the person responsible for the children's educational support has on their proficiency in Portuguese and Mathematics. Among the results found were some evidences that the change in parental involvement in the students' school life presents a negative and significant effect on the OLS estimates, implying a negative influence of this variable on the students' performance. However, when observed by the difference-in-differences method between the groups that were treated with the change and the group that did not undergo the alteration, the effect is not significant. Therefore, it is not statistically significant to explain changes in the averages of Portuguese and Mathematics proficiency between the groups. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a possível influência da mudança do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos sobre o seu desempenho acadêmico. Utilizando os dados em painel extraídos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018), foi estimado o método de diferenças em diferenças, assim como o modelo de pareamento por escore de propensão, para analisar qual o possível efeito que a mudança da pessoa responsável pelo acompanhamento escolar dos filhos tem sobre as proficiências de português e matemática. Entre os resultados encontrados estão algumas evidências que a mudança do acompanhamento parental na vida escolar dos alunos, antes realizado pelos pais e posteriormente por outros parentes, apresenta um efeito negativo e significativo nas estimativas por MQO, implicando em uma influência negativa da variável no desempenho dos alunos. Porém, quando observado pelo método de diferenças em diferenças entre os grupos que foram tratados com a mudança e o grupo que não sofreu a alteração, o efeito não é significativo. Não sendo estaticamente significativo, para explicar possíveis mudanças das médias das proficiências de português e matemática entre os grupos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4617 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_leticiaandradefariasdeoliveira.pdf | 312,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.