Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Antonio Carlos da Silva-
dc.contributor.authorAlencar, John Miranda-
dc.contributor.authorCavalcante, Vinícius Albuquerque-
dc.date.accessioned2023-05-31T21:45:58Z-
dc.date.available2023-05-31T21:45:58Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.citationALENCAR, John Miranda; CAVALCANTE, Vinícius Albuquerque. Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4601-
dc.descriptionNessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.pt_BR
dc.description.abstractIn this research we approach the teaching of Astronomy with a focus on the Solar System and the colonization of the planet Mars. The research aims to analyse the application of an educational game with high school students from EREM Sizenando Silveira, two classes of the 1st year and two classes of the 2nd year were chosen for the application of the educational product. The theoretical framework was based on David Ausubel's meaningful learning and Lev Vygotsky's theories of teaching through games. For this, we divided the present work into 5 moments, in the first moment we applied a probing test, in the second moment we taught lectures using interactive teaching resources, in the third moment the students watched a documentary about space travel, in the fourth moment we applied the educational game that we developed and in the fifth and last moment we reapplied the diagnostic test with the purpose of discussing the results of deaths through the educational product. The educational product consists of a physical board game, adapted from the Monopoly game where throughout their journey students must rely on strategies and their knowledge of astronomy. From this work it was possible to verify that classes with the use of interactive software allow the student to better interact with the content and develop a critical sense about the difficulties of a space colonization, in addition the use of didactic games is a method capable of encouraging students through topics related to the teaching of astronomy and other related areas.pt_BR
dc.format.extent87 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectSistema solarpt_BR
dc.subjectColonizaçãopt_BR
dc.titleJogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando martept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6354901727868389pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9143007203563032pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3236324734090101pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Ensino de Astronomiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_johnalencareviniciuscavalcante.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.