Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.authorSilva, Gleydson Patricio de Souza-
dc.contributor.authorMatias, Marcelo Pereira-
dc.date.accessioned2023-05-31T18:15:09Z-
dc.date.available2023-05-31T18:15:09Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.citationSILVA, Gleydson Patricio de Souza; MATIAS, Marcelo Pereira. Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4596-
dc.descriptionNo presente trabalho trataremos de um modelo de metodologia ativa utilizado para o ensino de astronomia, especialmente para o caso das fases da Lua. Também foi analisado como valer-se do método para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que as metodologias ativas constituem uma possibilidade aos métodos tradicionais reconhecidos pelo processo substancialmente transmissivo em que o docente é o centro do processo. Isto foi realizado através de uma proposta metodológica tem com público alvo o 2º ano do ensino médio e foi experimentada a partir de oficina como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A abordagem aqui apresentada está pautada na compreensão contemporânea da ciência, através da observação, investigação e prática em que buscamos por meio da ludicidade tornar o ensino da Astronomia mais atraente, prazeroso e significativo aos nossos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractIn the present work we will deal with an active methodology model used for the teaching of astronomy, especially for the moon phases. It was also analyzed how to use the method to obtain better results in the performance of the teaching-learning process. Given that active methodologies are a possibility for traditional methods recognized by the substantially transmissive process in which the teacher is the center of the process. This was accomplished through a methodological proposal that targets the 2nd year of high school and was experienced from a workshop as a tool in the teaching process learning the contents. The approach presented here is based on the contemporary understanding of science, through observation, research and practice in which we seek through the ludicity to make the teaching of Astronomy more attractive, pleasurable and meaningful to our students.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectLuapt_BR
dc.titleAbordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da luapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1749867373338081pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7891673760826772pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6169033174942344pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Ensino de Astronomiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gleydsonsilvaemarcelomatias.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.