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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Monteiro, Filipe Vieira de Melo | - |
dc.contributor.author | Almeida Junior, Astério Pereira de | - |
dc.contributor.author | Ferro, Flávio Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T22:00:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T22:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-18 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA JUNIOR, Astério Pereira de; FERRO, Flávio Ferreira. Uma sequência didática voltada para o estudo de asteroides e crateras de impacto. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4586 | - |
dc.description | Um dos principais pontos de interesse na astronomia é a compreensão dos Asteroides e Meteoros, a sua formação, localização e os perigos que podem representar ao nosso planeta e a nossa civilização. Ao longo da história percebemos evidências de impactos de grandes asteroides, tendo como prova as numerosas crateras presentes na superfície da Terra e outros planetas. Tais crateras, muitas vezes, são quase imperceptíveis, pois a vegetação, a erosão e outros efeitos alteraram a aparência dessas formações em nosso planeta. Neste contexto, foi desenvolvida uma sequência didática para o Ensino Médio utilizando diversos recursos pedagógicos com o intuito de fornecer ao aluno uma aprendizagem mais prazerosa e crítica acerca dos pequenos corpos do nosso Sistema Solar. Os conteúdos contemplados nesta sequência foram cuidadosamente selecionados, abordando temas fundamentais de astronomia para a compreensão do tema principal. Para tanto, alguns recursos tecnológicos são necessários, como os aplicativos de celulares, softwares para a localização e identificação de crateras de impacto na Terra, além de um datashow. Além disso, a problematização levantada no presente trabalho foi utilizada como um guia para elaboração da sequência didática, objetivando assim um maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de uma perspectiva crítica. Portanto, além de incentivar o engajamento dos estudantes do Ensino Médio para a Astronomia, essa sequência pode ser utilizada por outros professores conforme a necessidade e a realidade de cada instituição de ensino, podendo ser aplicada até mesmo para turmas do Ensino Fundamental. Por fim, o conhecimento do Sistema Solar em que vivemos é um importante passo para a formação científica e crítica dos alunos, que serão capazes de filtrar e interpretar notícias veiculadas em diferentes meios de comunicação sobre asteroides próximos da Terra, missões espaciais e crateras de impacto no Brasil e no mundo. | pt_BR |
dc.description.abstract | One of the main points of interest in astronomy is the understanding of Asteroids and Meteors, their formation, location and the dangers they can pose to our planet and our civilization. Throughout history we have seen evidence of impacts from large asteroids, as evidenced by the numerous craters present on the surface of the Earth and other planets. Such craters are often barely noticeable, as vegetation, erosion and other effects have altered their characteristics on our planet. In this context, a didactic sequence was developed for High School using several pedagogical resources in order to provide the student with a more pleasant and critical learning about the small bodies of our Solar System. The contents included in this sequence were carefully selected, covering fundamental astronomy topics for the understanding of the main theme. For that, some technological resources are needed, such as cell phone applications, software for locating and identifying impact craters on Earth, in addition to a datashow. In addition, the problematization raised in the present work was used as a guide for the elaboration of the didactic sequence, thus aiming at a greater involvement of students in the learning process from a critical perspective. Therefore, in addition to encouraging the engagement of high school students in astronomy, this sequence can be used by other teachers according to the need and reality of each educational institution, and can even be applied to elementary school classes. Finally, knowledge of the Solar System in which we live is an important step towards the scientific and critical training of students, who will be able to filter and interpret news broadcast in different media about near-Earth asteroids, space missions and impact craters in Brazil and in the world. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Asteroides | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática voltada para o estudo de asteroides e crateras de impacto | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8172784648129164 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3705669706812882 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2712939147694112 | pt_BR |
dc.degree.level | Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Especialização em Ensino de Astronomia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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