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dc.contributor.advisorGomes, Sônia Maria Fonseca Pereira Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Déborah Cristina Saldanha Amorim-
dc.date.accessioned2023-05-29T19:20:35Z-
dc.date.available2023-05-29T19:20:35Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSilva, Déborah Cristina Saldanha Amorim. Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4581-
dc.descriptionAo examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel.pt_BR
dc.description.abstractInvestigating Brazil's educational system, it is evident that there is unequal access and quality of education provided to different social groups. This study seeks to explore the state of educational equity in the state of Pernambuco, utilizing the Indicator of Inequalities and Learning (IDeA) as a tool. Specifically, the study proposes an analysis of results obtained from 2011 to 2017, segmented by socioeconomic status, race/ethnicity, and gender, with an emphasis on NSE. This analysis will help to illustrate the extent of inequality across the mesoregions of the state. Furthermore, the study will examine possible underlying causes of this inequality through panel data analysis.pt_BR
dc.format.extent49 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleIndicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9164994279562652pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9795791528582607pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Economiapt_BR
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