Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4581
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Déborah Cristina Saldanha Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T19:20:35Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T19:20:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Déborah Cristina Saldanha Amorim. Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4581 | - |
dc.description | Ao examinar a educação no Brasil, é notável uma disparidade na qualidade e no acesso educacional oferecido a diferentes grupos sociais. Este trabalho tem como objetivo investigar a posição do estado de Pernambuco em relação à equidade educacional, utilizando o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Nesse sentido, propõe-se uma análise dos resultados obtidos nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017, segmentando por nível socioeconômico, cor/raça e gênero, enfatizando o NSE, a fim de retratar o estado da desigualdade das mesorregiões do estado. Além disso, busca-se discutir as possíveis raízes dessa desigualdade por meio da análise de dados em painel. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigating Brazil's educational system, it is evident that there is unequal access and quality of education provided to different social groups. This study seeks to explore the state of educational equity in the state of Pernambuco, utilizing the Indicator of Inequalities and Learning (IDeA) as a tool. Specifically, the study proposes an analysis of results obtained from 2011 to 2017, segmented by socioeconomic status, race/ethnicity, and gender, with an emphasis on NSE. This analysis will help to illustrate the extent of inequality across the mesoregions of the state. Furthermore, the study will examine possible underlying causes of this inequality through panel data analysis. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Igualdade na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA): uma análise do estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9164994279562652 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9795791528582607 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_deborahcristinasaldanhaamorimsilva.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.