Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4565
Título: Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld
Autor: Santos, Dacilene Soares Lopes dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3957559059635010
Orientador: Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
Co-orientador : Miranda, Antonio Carlos da Silva
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
Palavras-chave: Clube de ciências;Astronomia;Educação não-formal
Data do documento: 16-Jun-2022
Citação: SANTOS, Dacilene Soares Lopes dos. Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The Science Club is a space for non-formal education, which involves several objectives, providing participants with an experience of investigative situations, development of skills and competences in various areas of knowledge with a focus on scientific literacy. Considering these ideas, this work presents how the constitution of a Science Club took place in a public school located in the city of Tabira, Sertão Pernambucano. In order to do so, the main objective was to implement a Science Club in the Escola de Referencia em Ensino Médio Professora Carlota Breckenfeld, promoting the training of young people in the scientific, social and political dimensions. We also seek to inspire the dissemination and participation of school students in Olympics and rocket shows such as Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) and, in particular, the Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) and the Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). In addition, we developed an educational product in the form of a Didactic Guide, which aimed to provide guidelines for the implementation of a Science Club in schools.The methodology adopted involved the participation of teachers, students and the general community. Several activities were carried out during the process of creating the Club and among them are the research, preparation of a contest to choose the name and logo, drawings, elaboration of statutes, opening of social network and application of questionnaires. We found that the development of activities and the creation of the Science Club at the school provided greater involvement of the school community and integration of different areas of knowledge, contributing to scientific and citizen training. We hope that the prepared Didactic Guide can be used by teachers of elementary education, who wish to create with the school community the Science Club in public or private schools.
Resumo: O Clube de Ciências se constitui como espaço de educação não formal, que envolve múltiplos objetivos, oportunizando aos participantes a vivência de situações investigativas, desenvolvimento de habilidades e competências, em diversas áreas do conhecimento, com foco na alfabetização científica. Considerando essas ideias, este trabalho apresenta como ocorreu a constituição de um Clube de Ciências, em uma escola pública, localizada no município de Tabira, Sertão de Pernambuco. Para isso, teve como principal objetivo, implantar um clube de ciências na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), Professora Carlota Breckenfeld, promovendo a formação de jovens nas dimensões científicas, sociais e políticas. Buscamos também incentivar a divulgação e participação de estudantes da escola em olimpíadas e mostra de foguetes, tais como: Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e, em especial, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ademais, elaboramos um produto educacional, na forma de Guia Didático, que visou contribuir com orientações para implantação de Clube de Ciências nas escolas. A metodologia adotada envolveu a participação de professores, estudantes e comunidade em geral. Várias atividades foram realizadas durante o processo de criação do Clube, dentre elas: pesquisas, elaboração de concurso para escolha do nome e logomarca, desenhos, elaboração de estatuto, abertura de rede social e aplicação de questionários. Constatamos que o desenvolvimento das atividades e criação do Clube de Ciências na escola, proporcionou um maior envolvimento da comunidade escolar, integração das diversas áreas do conhecimento, contribuindo na formação científica e cidadã. Esperamos que o Guia Didático elaborado, possa ser utilizado pelos professores da educação básica, que desejem criar, juntamente com a comunidade escolar, o Clube de Ciências na escola pública ou privada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4565
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_dacilenesoareslopesdossantos.pdf49,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.