Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4564
Título: | O componente de arte no Festival Takorama: uma experiência na Rede Municipal de Caruaru-PE durante a pandemia |
Autor: | Gouveia, Francisco de Assis |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2383171598386051 |
Orientador: | Silva, Charles Ricardo Leite da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2664342528760612 |
Palavras-chave: | Artes;Ensino;Arte na educação;Abordagem triangular |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Citação: | GOUVEIA, Francisco de Assis. O componente de arte no Festival Takorama: uma experiência na Rede Municipal de Caruaru-PE durante a pandemia. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2023. |
Abstract: | The present work aims to reflect on the experience with teaching art carried out in the first half of 2021 during the pandemic with the project entitled: O Componente de Arte no Festival Takorama, carried out at Rede Municipal de Ensino de Caruaru, with teachers and students from the Elementary School. In this direction, it will report the experience with the aforementioned project and analyze the impacts of this action with attention to the socio-philosophical principles of understanding art as knowledge; from a methodological didactic point of view with a triangular approach to teaching art; and finally, it will measure the effectiveness of the teaching and learning process in art with online classes in the evaluation of the aforementioned project carried out. From the autoethnography method, it was possible to analyze the developed experience, transcending the possibilities in the face of the conflicting scenario, for a successful experience that generated achieved objectives and learning. |
Resumo: | O presente trabalho procura refletir sobre a experiência com o ensino de arte realizado no primeiro semestre de 2021 durante a pandemia com o projeto intitulado: O Componente de Arte no Festival Takorama, realizado na Rede Municipal de Ensino de Caruaru, com professores e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesta direção, relatar-se-á a vivência com projeto supracitado e analisar os impactos dessa ação com atenção aos princípios sócio filosóficos da compreensão de arte como conhecimento; do ponto de vista didático metodológico com abordagem triangular para o ensino de arte; e por fim, mensurar-se-á a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em arte com aulas remotas na avaliação do projeto supracitado realizado. A partir do método da autoetnografia foi possível analisar a experiência desenvolvida, transcendendo as possibilidades diante o cenário conflituoso, para uma vivência exitosa que gerou objetivos alcançados e aprendizagens. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4564 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_esp_franciscodeassisgouveia.pdf | 905,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.