Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.authorRamos, Daniel Domingos-
dc.date.accessioned2023-05-16T15:32:10Z-
dc.date.available2023-05-16T15:32:10Z-
dc.date.issued2022-06-17-
dc.identifier.citationRAMOS, Daniel Domingos. Introdução de um clube de astronomia para o ambiente escolar. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4560-
dc.descriptionAo analisar os grandes desafios atuais do ensino das ciências em escolas de educação básica em todo o território brasileiro, é fundamental observar quais aspectos podem contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos físicos e intelectuais presentes nas unidades de ensino. É primordial, em qualquer área do conhecimento, a inovação e o engajamento de vários componentes curriculares para que o estudante sinta-se parte do processo de aprendizado não apenas como um mero telespectador, mas como um agente efetivo da mudança realizada no seu ambiente de convívio com outras pessoas. Introduzir novas fontes de conhecimentos não é apenas um modo de mostrar que existem caminhos que ainda não foram abordados, é fundamentar no desenvolvimento de todos uma base sólida de conhecimento e ofertar oportunidades para o crescimento pessoal e, adiante, o crescimento profissional de cada envolvido. Considerando tantos aspectos particulares no modelo de ensino atual, a proposta de introdução de um clube de astronomia em escolas de ensino básico torna-se uma poderosa ferramenta de trabalho para profissionais de vários segmentos, independente de seu segmento, pode ser plausível trabalhar esse modelo de ensino fora da sala de aula, trazendo novas tecnologias, informações e perspectivas inovadoras para as possibilidades dentro de sala de aula. Ao analisar um proposta que leva informação em um formato novo é comum o questionamento “dará certo?”, mas o questionamento esbarra em um universo particularmente interessante que traz questionamentos antigos e profundos como “estamos sós no universo?”. Tantas perguntas não poderiam ser debatidas se os conhecimentos da astronomia não fossem inseridos em um ambiente onde muitas mentes jovens possam dar suas contribuições e expôr suas experiências de modo simples e lógico para que se possa buscar talvez não uma resposta definitiva para essas grandes e antigas questões, mas uma resposta que pode surgir é “sim, dará certo”.pt_BR
dc.description.abstractAnalyzing the challenges of science teaching in basic education schools in Brazil, is important to observe which aspects can contribute to a better use of physical and intellectual in the teaching units. It is essential, in any area of knowledge, to innovate and engage in various curricular components so that the student fells part of the learning process not only as viewer, but as effective agent of change caried out in their environment with other people. Introducing new sources of knowledge is not just way of showing that there are paths that have not yet been addressd, it is to base everyone development on a sold base of knowledge and offer opportunities for personal growth and profesional growth of everyone involved in process. Taking into account many particular aspects in teaching model, the proposal to introduce as astronomy club in elementary schools becomes a powerful working tool for professionals from various segments, is plausible to work this teaching model outside the classroom, innovative information and perspectives inside the classroom. When analyzing a proposal that takes information in new format is common to question “ it will be right?”, but the question bumps into interesting universe interesting that brings old and deep question “ are we alone in the universe?”. Many question could not be debated the knowledge of astronomynot placed in an environment wheres many young minds can make their contributions and exposetheir experiences in simple and logical way so that one can perhaps seek and definitive answer to these great and question, but an aswer that may arise is “ yes, it will work”.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleIntrodução de um clube de astronomia para o ambiente escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9790451124596594pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6169033174942344pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Ensino de Astronomiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_danieldomingosramos.pdf645,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.