Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.authorSantos, Andralina Milina Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-05-09T14:58:40Z-
dc.date.available2023-05-09T14:58:40Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Andralina Milina Ferreira dos. Literatura de cordel: a arte como recurso didático no ensino de astronomia. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4530-
dc.descriptionDevido às ricas possibilidades pedagógicas na aproximação entre arte e ciência, bem como a valorização da cultura popular através da literatura de cordel, houve a necessidade de produzir algum tipo de interlocução no ensino, tendo como objetivo: Promover a letramento científico por meio da aproximação entre astronomia e literatura de cordel. O trabalho se desenvolveu na escola Áurea de Moura Cavalcante, situada em Olinda Pernambuco, onde foram escolhidas 6 turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio para desenvolver a proposta, que se deu em três momentos: O primeiro foi fazer uma sondagem inicial e ver o que os discentes sabiam sobre astronomia, por meio de uma tempestade de ideias e respondendo questionamentos feitos em sala. No segundo momento, foi apresentado um cordel autoral sobre a história da astronomia no estado e se deu início uma breve abordagem sobre literatura de cordel, sua história, importância e forma de escrita, para assim solicitar que as turmas fizessem seus próprios cordéis, sejam em dupla, trio ou grupo ou individual, o prazo foi de uma semana para escrever o texto cujo tema foi de livre escolha, contanto que abordasse algo relacionado a área da astronomia. Ao terceiro momento foi feito um sarau literário para que os estudantes trocassem ideias e contemplassem os trabalhos dos colegas, ouvindo e recitando as literaturas de cordéis. Saldo final foi de 16 textos autorais com assuntos diversos que foram editados para confecção de um livreto.pt_BR
dc.description.abstractDue to the rich pedagogical possibilities in the approximation between art and science, as well as the appreciation of popular culture through cordel literature, there was a need to produce some dialogue in teaching, with the objective of: Promoting scientific literacy through the approximation between astronomy and Cordel literature. The work was in the High school Áurea de Moura Cavalcante located in Olinda Pernambuco, where 6 classes from the second and third years of high school were chosen to make the intervention, that happens in three moments, the first was to make an initial survey and see what students knew about astronomy through a brainstorm and answering questions made in the classroom, show some authorial cordel literature about the history of astronomy in the state, as well as a brief approach to cordel literature, its history, importance and way of writing, in order to ask the groups to make their own strings, whether in pairs, trios, groups or individually, the deadline was one week to write the text whose theme was of free choice, but something related to the astronomy area. The third moment we held a literary soiree for students to exchange ideas and contemplate the work of their classmate, listening and reciting the cordel literature. Final balance was sixteen authorial texts with different subjects that were edited to make a booklet.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleLiteratura de cordel: a arte como recurso didático no ensino de astronomiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3466320626876159pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6169033174942344pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Ensino de Astronomiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andralinamilinaferreiradossantos.pdf683,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.