Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4510
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mota, Adalmeres Cavalcanti da | - |
dc.contributor.author | Motta, Marconi Henrique de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T18:56:57Z | - |
dc.date.available | 2023-05-05T18:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
dc.identifier.citation | MOTTA, Marconi Henrique de Arruda. Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4510 | - |
dc.description | O avanço do Coronavírus responsável pela Covid-19, provocou várias mudanças em todo contexto social, econômico e político no mundo. No setor da educação, essas mudanças ocasionaram transformações referentes a didática e o método de ensino, exigindo do corpo docente uma ressignificação das práticas visando atingir a aprendizagem dos alunos de modo a não prejudicar o desenvolvimento deles. Diante disso, esse estudo objetivou discutir sobre os desafios e possibilidades que a pandemia do Coronavírus trouxe para o setor da educação, e discutindo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas didáticas. O trabalho se baseou em uma Revisão Bibliográfica e pesquisa netnográfica, cujos resultados identificaram uma maior necessidade de aprimoramento e capacitação dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, principalmente no Ensino Fundamental II bem como a integração da escola-família no contexto da educação. A escolha dessa fase do ensino se deu pelo fato de que apesar da Lei de Diretrizes e Bases - LDB preconizar que o Ensino Fundamental pode utilizar complementação de aprendizagens em casos emergenciais, percebeu-se na prática lacunas e dificuldades relacionadas não somente às práticas docentes, mas a apreensão da aprendizagem por parte dos alunos e o acompanhamento dos pais. De forma repentina, em razão da pandemia do coronavírus, professores tiveram que ajustar seus planos de aula, buscar estratégias de ensino remoto, assim como alunos e pais tiveram que adaptar espaços em suas casas para se adequar a essa nova realidade desafiadora e que expôs a urgência nas mudanças didáticas de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | The advance of the Coronavirus responsible for Covid-19, caused several changes in every social, economic and political context in the world. In the education sector, these transformations have caused changes in didactics and teaching methods, demanding from teachers a redefinition of the practices that aim to reach the students' learning in a way that does not harm their development. Therefore, this study aims to discuss the challenges and possibilities that the Coronavirus pandemic brought to the education sector, and to discuss the use of new technologies as teaching tools. The work was based on a bibliographic review and netnographic research, whose results identified a greater need for improvement and training of teachers to deal with the new educational demands, especially in Elementary School II as well as the integration of school-family in the context of education. The choice of this phase of education was due to the fact that, although the Law of Directives and Bases - LDB - recommends that the Elementary School can use complementary learning in emergency cases, it was noticed in practice gaps and difficulties related not only to teaching practices, but also to the apprehension of learning by students and the monitoring of parents. Suddenly, due to the coronavirus pandemic, teachers had to adjust their lesson plans, search for remote teaching strategies, as well as students and parents had to adapt spaces in their homes to adapt to this new challenging reality, which exposed the urgency in teaching didactic changes. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8575172164430513 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8012304290999299 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Carpina | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_marconihenirquedearrudamotta.pdf | 856,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.