Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Adalmeres Cavalcanti da-
dc.contributor.authorMotta, Marconi Henrique de Arruda-
dc.date.accessioned2023-05-05T18:56:57Z-
dc.date.available2023-05-05T18:56:57Z-
dc.date.issued2023-02-07-
dc.identifier.citationMOTTA, Marconi Henrique de Arruda. Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4510-
dc.descriptionO avanço do Coronavírus responsável pela Covid-19, provocou várias mudanças em todo contexto social, econômico e político no mundo. No setor da educação, essas mudanças ocasionaram transformações referentes a didática e o método de ensino, exigindo do corpo docente uma ressignificação das práticas visando atingir a aprendizagem dos alunos de modo a não prejudicar o desenvolvimento deles. Diante disso, esse estudo objetivou discutir sobre os desafios e possibilidades que a pandemia do Coronavírus trouxe para o setor da educação, e discutindo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas didáticas. O trabalho se baseou em uma Revisão Bibliográfica e pesquisa netnográfica, cujos resultados identificaram uma maior necessidade de aprimoramento e capacitação dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, principalmente no Ensino Fundamental II bem como a integração da escola-família no contexto da educação. A escolha dessa fase do ensino se deu pelo fato de que apesar da Lei de Diretrizes e Bases - LDB preconizar que o Ensino Fundamental pode utilizar complementação de aprendizagens em casos emergenciais, percebeu-se na prática lacunas e dificuldades relacionadas não somente às práticas docentes, mas a apreensão da aprendizagem por parte dos alunos e o acompanhamento dos pais. De forma repentina, em razão da pandemia do coronavírus, professores tiveram que ajustar seus planos de aula, buscar estratégias de ensino remoto, assim como alunos e pais tiveram que adaptar espaços em suas casas para se adequar a essa nova realidade desafiadora e que expôs a urgência nas mudanças didáticas de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe advance of the Coronavirus responsible for Covid-19, caused several changes in every social, economic and political context in the world. In the education sector, these transformations have caused changes in didactics and teaching methods, demanding from teachers a redefinition of the practices that aim to reach the students' learning in a way that does not harm their development. Therefore, this study aims to discuss the challenges and possibilities that the Coronavirus pandemic brought to the education sector, and to discuss the use of new technologies as teaching tools. The work was based on a bibliographic review and netnographic research, whose results identified a greater need for improvement and training of teachers to deal with the new educational demands, especially in Elementary School II as well as the integration of school-family in the context of education. The choice of this phase of education was due to the fact that, although the Law of Directives and Bases - LDB - recommends that the Elementary School can use complementary learning in emergency cases, it was noticed in practice gaps and difficulties related not only to teaching practices, but also to the apprehension of learning by students and the monitoring of parents. Suddenly, due to the coronavirus pandemic, teachers had to adjust their lesson plans, search for remote teaching strategies, as well as students and parents had to adapt spaces in their homes to adapt to this new challenging reality, which exposed the urgency in teaching didactic changes.pt_BR
dc.format.extent46 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia dept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8575172164430513pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8012304290999299pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCarpinapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marconihenirquedearrudamotta.pdf856,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.