Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4509
Título: | Uma análise sobre educação remota: um estudo sobre seu impacto na aprendizagem de alunos de graduação em um momento de pandemia |
Autor: | Silva, Gilsimar de Assis |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3056301281255227 |
Orientador: | Ferreira, Jeneffer Cristine |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3000364145302421 |
Palavras-chave: | Ensino à distância;Metodologia;COVID-19, Pandemia de |
Data do documento: | 29-Mar-2021 |
Citação: | SILVA, Gilsimar de Assis. Uma análise sobre educação remota: um estudo sobre seu impacto na aprendizagem de alunos de graduação em um momento de pandemia. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021. |
Abstract: | This research seeks to promote the learning impacts of migration from face-to-face education to remote education due to the COVID-19 pandemic. Some points about remote education were exposed, for example: the ordinances that authorized the implementation of remote education, some technologies used in remote education and the difference between distance education, remote education and hybrid education. As a methodology, the hypothetical-deductive method is used. Still on the methodology for data collection, the extensive direct technique was used, that was, the application of questionnaires through the google form to 13 students of the 5th period of the courses of bachelor's degree in information system and bachelor's degree in information science the questions of the questionnaire consisted of dichotomous and multiple choice questions and lastly an extensive theoretical review on the subject was carried out. As a conclusion of this research, it was noted that the impacts on the learning of students who changed from face-to-face to remote education were external. However, the positive points of this situation are, already having a pilot remote education model to be used in other times of crisis. |
Resumo: | Esta pesquisa busca discutir os impactos de aprendizagem resultantes da migração da educação presencial para a educação remota devido à pandemia da COVID-19. Foram expostos alguns pontos sobre a educação remota como por exemplo: as portarias que autorizaram a implementação do ensino remoto, algumas tecnologias empregadas na educação remota e a diferença entre ensino em EaD, ensino remoto e ensino híbrido. Como metodologia se utilizou o método hipotético-dedutivo. Ainda sobre a metodologia para coleta de dados se utilizou a técnica direta extensiva, que foi, a aplicação de questionários por meio do google formulário à 13 alunos do 5º período dos cursos de bacharelado em sistema de informação e bacharelado em ciência da computação as perguntas do questionário foram constituídas de perguntas dicotômicas e de múltipla escolha e por último foi realizada uma extensa revisão teórica sobre o assunto. Como conclusão dessa pesquisa se notou que os impactos na aprendizagem dos alunos que mudaram da educação presencial para a remota foram negativos. Porém os pontos positivos dessa situação são, já se ter um modelo de educação remota piloto para ser utilizado em outros momentos de crise. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4509 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_gilsimardeassissilva.pdf | 839,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.