Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4497
Título: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O DIMENSIONAMENTO DE BLOCOS DE ANCORAGEM PARA TUBULAÇÕES SOB PRESSÃO
Autor: Medeiros, Khrys Kathyllen da Silva de
Orientador: Silva, Jordlly Reydson de Barros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4382584044561547
Palavras-chave: blocos de ancoragem;programa computacional;saneamento básico;concreto
Data do documento: 24-Mai-2022
Citação: MEDEIROS, Khrys Kathyllen da Silva de. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O DIMENSIONAMENTO DE BLOCOS DE ANCORAGEM PARA TUBULAÇÕES SOB PRESSÃO. 2022. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: Thrust blocks for pressurized pipelines are concrete blocks designed to resist the applied forces, mainly due to hydraulic thrust. In many situations, a thrust block is required to ensure the safety of the pipeline, therefore, it is necessary the verifications are carried out correctly to prove those elements’ stability and efficiency. In order to develop a computational tool to help in the thrust elements design and safety verification for pressurized pipelines, a computational software named ProBlocos was developed. The tool interface is divided into three main areas: input data, result report and thrust block sketch. Real blocks from academic research were used to carry out tests and check the results obtained by the created software. The results showed that the developed program is low-cost, simple and effective to aid in the development of pressure pipeline projects. Thereby, the proposed work can be used by engineering professionals and students, regardless of the user's familiarity with the computer language used.
Resumo: Blocos de ancoragem para tubulações sob pressão são blocos de concreto estruturalmente projetados para resistir aos esforços solicitados, oriundos do empuxo hidráulico. A utilização de blocos confere, muitas vezes, segurança a sistemas de tubulações, portanto, é necessário que verificações sejam realizadas corretamente para comprovar a estabilidade e eficiência dos elementos de ancoragem. Com o objetivo de desenvolver uma alternativa eficiente para o auxílio no dimensionamento e verificação de segurança de elementos de ancoragem para tubulações sob pressão, um programa computacional com interface gráfica denominado ProBlocos foi desenvolvido, sendo constituído de campos: para a inserção dos dados utilizados nos cálculos de verificação, para a geração de um relatório com os resultados dos testes e para a reprodução do esboço do bloco. Foram testados blocos reais apresentados na literatura para a realização de testes e conferência dos resultados obtidos pelo software criado. Os resultados mostraram que o programa desenvolvido é uma abordagem de baixo custo, simples e eficaz para o auxílio no desenvolvimento de projetos de tubulações sob pressão. Com isso, o trabalho proposto pode ser utilizado por profissionais e estudantes da área de Engenharia Civil, independente da familiaridade do usuário com a linguagem computacional empregada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4497
Aparece nas coleções:TCC - Construção Civil - Edificações (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_artkhryskathyllendasilva demedeiros.pdf472,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.