Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mendes, Renata Akemi Shinozaki | - |
dc.contributor.author | Silva Junior, Cassemiro Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T19:49:52Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T19:49:52Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, Cassemiro Ferreira da. Movimento aparente do sol: uma sequência didática no ensino médio. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4476 | - |
dc.description | O estudo do movimento aparente do Sol, a eclíptica, é uma temática pouco abordada no ensino médio. Considera-se que o ensino regular tenha o seu foco voltado para uma perspectiva de referencial à luz das teorias vigentes, como por exemplo, o heliocentrismo. O presente trabalho busca analisar a reação e percepção de estudantes do ensino médio em uma escola integral na cidade de Recife-PE, quando em contato com uma perspectiva de referencial geocêntrico, estabelecido e consolidado pela esfera celeste, onde os astros se movimentam ao redor do observador. A pesquisa teve como premissa de estudo as estações do ano em função do movimento aparente do sol, ferramentas de diagnóstico como google forms e o simulador de exploração espacial Stellarium. Por meio de aulas gravadas e baseadas nas referências listadas no projeto, os estudantes responderam à pesquisa, compreenderam que tal ponto de vista orienta para a compreensão de fenômenos relacionados a passagem das estações do ano, dias e noites, e identificaram a relevância da aplicação do produto educacional proposto no ensino médio. | pt_BR |
dc.description.abstract | The ecliptic is the study of the apparent motion of the Sun. This topic is rarely addressed in high school. Regular education, in general, focuses on a heliocentric perspective. The present research seeks to analyze the reaction and perception of high school students in an integral school in the city of Recife-PE. These students were put in contact with a perspective of geocentric reference, established and consolidated by the celestial sphere, where the stars move around the observer. The research had as a study premise, the seasons in function of the apparent movement of the sun; diagnostic tools like google forms; and the Stellarium space exploration simulator. Through recorded classes and based on the references listed in the project, the students responded to the survey, understood that such a point of view guides them to the understanding of phenomena related to the passage of the seasons, days and nights, and identified the relevance of the application of the educational product proposed in high school. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Eclíptica | pt_BR |
dc.subject | Heliocentrismo | pt_BR |
dc.subject | Geocentrismo | pt_BR |
dc.subject | Estações do ano | pt_BR |
dc.subject | Ciclo solar | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Movimento aparente do sol: uma sequência didática no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9549155210346756 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2026358226342858 | pt_BR |
dc.degree.level | Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Especialização em Ensino de Astronomia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_cassemiroferreiradasilvajunior.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.