Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4470
Título: Contratos e compras na administração pública: um estudo sobre os processos e seus entraves na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco
Autor: Santos Neto, Rivaldo Lins dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7034059056725678
Orientador: Pinho, Marco Aurélio Benevides de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2714666465429956
Palavras-chave: Administração pública;Compras (Serviço público)
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: SANTOS NETO, Rivaldo Lins dos. Contratos e compras na administração pública: um estudo sobre os processos e seus entraves na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco. 2022. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Compras públicas são necessárias ao desenvolvimento das atividades finalísticas dos órgãos públicos. Tais compras são, geralmente, efetuadas através de processos licitatórios, que compreendem um princípio constitucional e obrigatório para a administração pública, que precede as contratações administrativas. O objetivo deste estudo foi identificar as principais formas de compra e contratações praticadas na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco e constatar os problemas que podem ocorrer neste processo e suas consequências para a prestação de serviço de qualidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com objetivos nitidamente descritivos e explicativos e com procedimentos que a caracterizam como um estudo de caso. A obtenção dos dados se deu pela aplicação de questionários estruturados a gestores da unidade analisada, os quais foram confrontados com informações obtidas através de registros de compras e contratações do órgão. Foram identificadas como mais comuns as práticas de compras diretas e pregões eletrônicos como modalidades de aquisição de bens de consumo e serviços do laboratório estudado. Gestores relataram desatualização das tabelas de preços e consequentes excessos de burocracia e morosidade como principais entraves dos processos de aquisições e contratações da unidade. Registros do sistema de comunicação e monitoramento do laboratório, referentes à quantidade de processos gerados no período analisado e tempo médio de tramitação ratificaram o que foi relatado pelos gestores. Portanto, infere-se que uma atualização da tabela de preços dos insumos e serviços de utilização comum, para valores equivalentes aos do mercado atual, poderia ser uma alternativa à dissolução dos entraves relatados.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4470
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_rivaldolinsdossantosneto.pdf184,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.