Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4460
Título: | Atuação dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE e as políticas de avaliação de cursos de graduação: um estudo da validação das bibliografias das unidades curriculares de cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE |
Autor: | Santos, Maria Wellita Bezerra dos |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9302438590134870 |
Orientador: | Albuquerque, José de Lima |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9237596885624950 |
Palavras-chave: | Avaliação institucional;Núcleo Docente Estruturante (NDE);Bibliografia básica e complementar;Avaliação de curso - Ensino Superior |
Data do documento: | 20-Jul-2020 |
Citação: | SANTOS, Maria Wellita Bezerra dos. Atuação dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE e as políticas de avaliação de cursos de graduação: um estudo da validação das bibliografias das unidades curriculares de cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | The purpose of this article is to investigate the role of the Structuring Teachers Group (NDEs), in the appropriation of institutional assessment policies related to the validation of bibliographic materials for the construction of Course Pedagogical Projects (PPCs), and how they have acted in order to meet internal and external institutional evaluation policies related to the validation of bibliographic materials for the construction of PPCs. The investigation was carried out through interviews with coordinators of undergraduate courses, who also accumulate the role of President of the NDE of their courses. The results indicate that there is a need to build a dialogue between the actors involved regarding the instruments and criteria used to validate the basic and complementary bibliographies, as well as the elaboration and execution of an adequacy report model to be used by the NDEs at UFRPE. |
Resumo: | O objetivo deste artigo é investigar a atuação dos Núcleo Docentes Estrturantes (NDEs), na apropriação das políticas de avaliação institucional relativas à validação de materiais bibliográficos para a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), e como esses têm atuado no sentido de atender às políticas de avaliação institucional internas e externas relativas à validação de materiais bibliográficos para a construção dos PPCs. A investigação foi realizada por meio de entrevistas com Coordenadores de cursos de graduação, que também acumulam a função de Presidente do NDE de seus cursos. Os resultados apontam que há a necessidade de construção de diálogo entre os atores envolvidos quanto aos instrumentos e critérios utilizados para validação das bibliografias básicas e complementares, bem como a elaboração e execução de um modelo de relatório de adequação a ser utilizados pelos NDEs da UFRPE. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4460 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Gestão Pública (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_mariawellitabezerradossantos.pdf | 417,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.