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dc.contributor.advisorCorreia Neto, Jorge da Silva-
dc.contributor.authorAlves, Fernando José-
dc.date.accessioned2023-04-28T20:06:25Z-
dc.date.available2023-04-28T20:06:25Z-
dc.date.issued2020-06-09-
dc.identifier.citationALVES, Fernando José. A ética na formação do educando como um ser social. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4459-
dc.descriptionA ética trata da formação do caráter das pessoas, das instituições e dos povos, nos permitindo ser conscientes. Sendo assim, existe uma capacidade dialógica entre si, entretanto é factual que precisamos cultivar hábitos que nos transformem internamente mediante boas obras, o ser humano enquanto ser sociável necessita um do outro para poder sobreviver de forma digna e respeitosa, alimentando assim, uma sociedade justa e igualitária, promovendo a liberdade entre seus compatriotas. Este estudo objetiva analisar a formação do educando para a sociedade. Neste viés precisamos refletir e questionar como está se processando a formação ética e moral do educando no âmbito escolar. Metodologia: Esta pesquisa de caráter descritivo, promoveu uma análise de abordagem qualitativa(indutiva) dos dados referendados do questionário respondido pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola pública, EREM Des. José Neves Filho, situada em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes-PE. Envolvendo 110 alunos, onde levantamos questões sobre ética, moral e seu ensino na escola. Resultados: Verificou-se uma conscientização mínima sobre a ética e a moral dos estudantes no âmbito escolar. Essa formação no seu contexto ético/moral tende a formar um cidadão focado na discussão de seus deveres e direitos dentro da comunidade, entretanto na práxis pedagógica é essencial a presença de todos os envolvidos. Conclusões: a conscientização dos valores mínimos necessários para uma convivência humanizada nas relações bilaterais foi destacada nesta pesquisa. Ademais, o conhecimento prévio está presente no contexto social, onde se busca uma ética máxima direcionada à felicidade.pt_BR
dc.description.abstractEthics deals with the formation of the character of people, institutions and peoples, allowing us to be aware. Therefore, there is a dialogical capacity among themselves, however it is factual that we need to cultivate habits that transform us internally through good works, the human being, while being sociable, needs each other in order to survive in a dignified and respectful way, thus feeding a just society and egalitarian, promoting freedom among his countrymen. This study aims to analyze the education of students for society. In this way, we need to reflect and question how the ethical and moral formation of the student is taking place in the school environment. Methodology: This descriptive research carried out an analysis of a qualitative (inductive) approach to the referenced data from the questionnaire answered by students in the 1st year of high school at the public school, EREM Des. José Neves Filho, located in Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes-PE. Involving 110 students, where we raise questions about ethics, morals and their teaching at school. Results: There was a minimum awareness about the ethics and morals of students at school. This training in its ethical / moral context tends to form a citizen focused on the discussion of their duties and rights within the community, however in the pedagogical praxis the presence of all those involved is essential. Conclusions: awareness of the minimum values necessary for humanized coexistence in bilateral relations was highlighted in this research. In addition, prior knowledge is present in the social context, where a maximum ethics aimed at happiness is sought.pt_BR
dc.format.extent17 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectValores sociaispt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.titleA ética na formação do educando como um ser socialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7224777480894951pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6369240444943934pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Gestão Públicapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Gestão Pública (UAEADTec)

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