Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4444
Título: | Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca |
Autor: | Oliveira, Thomas Henrique Lima de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3427258257502707 |
Orientador: | Coimbra, Maria Raquel Moura |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7669497233462075 |
Palavras-chave: | Ensino superior;Engenharia de pesca;Monitoria |
Data do documento: | 1-Mar-2021 |
Citação: | OLIVEIRA, Thomas Henrique Lima de. Equiparação de atividade de monitoria acadêmica da disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | The Bachelor's Degree in Fisheries Engineering at the Rural University of Pernambuco - UFRPE, was the pioneer in Latin America. This story started with the dream of a rector, Professor Adierson Erasmo de Azevedo, who recorded: “In 1969, I won the Rectorate of the Federal Rural University of Pernambuco. In my inaugural speech, I introduced the dogma of interiorization with the phrase: The Walk Following the Sun. in Fisheries Engineering.” In 1970, the course was approved at a meeting of the UFRPE Teaching and Research Council through Resolution 12-A / 70. The first class started classes in 1971 and in 1974 their members graduated with a degree and received the title of Fisheries Engineer. In 1983, Fisheries Engineering began to participate in the CONFEA / CREAS system. The achievements were adding up and, in 2004, the course received a maximum grade of 5 in the National Student Performance Exam (Enade), instituted by the National Higher Education Assessment System (Sinaes). In these 50 years, the course has served as a model for other institutions and is of great value for the training of professionals. The Introduction to Fisheries Engineering discipline, with a workload of 45 hours, is extremely important in the formation of the future professional, being taught right in the 1st period of graduation, giving the student a general and panoramic view of the course. The monitoring program that follows Resolution No. 262/2001 PREG, regulates all standards to be observed by teachers and students, from the role of the advisor and the obligations of the monitor (a). One of the objectives of academic monitoring is to awaken a taste for the teaching career, having as main teaching methodology the interaction of students in the classroom with open expository classes, group dynamics and extra-class activities, motivating the interaction of all students of the discipline Introduction Fisheries Engineering. The results of the monitoring were expressed in student / monitor evaluation questionnaires at the end of each experience with positive responses to the work performed by the monitor. |
Resumo: | O Curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca da Universidade Rural de Pernambuco - UFRPE foi o pioneiro na América latina. Essa história começou com sonho de um reitor, o professor Adierson Erasmo de Azevedo, que registrou: “Em 1969, conquistei a Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No meu discurso de posse, introduzi o dogma da interiorização com a frase: a caminhada seguindo o Sol. Escrevi currículos para 11 novos cursos na UFRPE, com muita luta em seu mandato só consegui a criação de cinco, sendo um deles o curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca.” Em 1970, o curso foi aprovando, em uma reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFRPE por meio da Resolução Nº 12-A/70. A primeira turma iniciou as aulas em 1971 e no ano de 1974 seus integrantes colaram grau e receberam o título de Engenheiro de Pesca. No ano de 1983 a Engenharia de Pesca começou a participar do sistema CONFEA/CREAS. As conquistas iam se somando e, em 2004, o curso recebeu conceito máximo de cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nestes 50 anos, o curso serviu de modelo para outras instituições sendo de grande valia para a formação do profissional. A disciplina de Introdução à Engenharia de Pesca, com uma carga horária de 45 horas é de extrema importância na formação do futuro profissional, sendo ministrada logo no 1° período da graduação, levando ao aluno uma visão geral e panorâmica do curso. O programa de monitoria que segue a Resolução Nº 262/2001 PREG, regulamenta todas as normas a serem observadas pelos docentes e discentes, desde o papel do orientador e as obrigações do monitor (a). Um dos objetivos da monitoria acadêmica é despertar o gosto pela carreira de docente, tendo como principal metodologia de ensino a interação dos estudantes em sala de aula com aulas expositivas abertas, dinâmica de grupo e atividades extraclasse, motivando a interação de todos os estudantes da disciplina Introdução à Engenharia de Pesca. Os resultados da monitoria foram expressos em questionários de avaliação alunos/monitor ao término de cada vivência com respostas positivas ao trabalho desempenhado pelo monitor. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4444 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Pesca (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_eso_thomashenriquelimadeoliveira.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.