Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Caminha, Vitória Praciano Karst | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T21:17:11Z | - |
dc.date.available | 2023-04-19T21:17:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
dc.identifier.citation | CAMINHA, Vitória Praciano Karst. Influência do desconforto térmico no espaço intraescolar no processo de aprendizagem. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4413 | - |
dc.description | O processo de aprendizagem pode ser influenciado por vários fatores, tanto internos quanto externos ao sujeito. Neste trabalho, refletimos sobre o desconforto térmico no espaço intraescolar e sua influência no processo de aprendizagem de estudantes. Especificamente, buscamos investigar fatores que constituem o desconforto térmico, analisar a relação entre o desconforto térmico e o processo de aprendizagem de estudantes e refletir sobre soluções que possam auxiliar a gestão escolar a fim de minimizar possíveis problemas de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza teórica, onde através de um trabalho de revisão bibliográfica sobre o tema abordado, discutimos sobre como as condições térmicas de uma sala de aula podem interferir no desempenho de professores e no processo de aprendizagem de estudantes. Também abordamos o estudo do Gráfico Psicrométrico de Givoni para conhecer métodos de obtenção do conforto térmico em espaços internos e o estudo do conforto térmico, para que seja conhecida a sua influência na cognição. As reflexões indicaram que quando um ambiente térmico não se situa na zona de conforto, há comprometimentos no processo de aprendizagem, por isso a medição da temperatura do ar e da umidade são importantes para intervir quando essas condições térmicas não se encontram em nível adequado. A partir disso, sugerimos medidas que podem ser tomadas pela gestão escolar a fim de buscar métodos que diminuam o desconforto térmico no espaço intraescolar, ressaltando a importância de uma gestão dialogada e “mediada” na busca de um ambiente propício à aprendizagem, incluindo um ambiente confortável e adequado do ponto de vista térmico. | pt_BR |
dc.description.abstract | The learning process can be affected for many reasons, both internal as external to the subject. In this work, we reflect about the thermal discomfort in the intraschool space and your influence in the learning process of students. Specifically, we find to investigate the factors which constitute the thermal discomfort, analyse the relation between the thermal discomfort and the learning process of students and reflect about solutions which can help the school management in order to minimize possible problems of learning process. It is about a qualitative research of theoretical nature, where through a work of literature review about the topic covered, we moot about how the thermal conditions of a classroom can interfere on the teacher's performance and the learning process of students. Also we covered the study of the Givoni’s Psychrometric chart for understanding obtaining methods of thermal comfort on indoor spaces and study of the thermal comfort, for what be known your influence on cognition. The reflections indicated that when a thermal ambient does not situate in a comfort zone, there are compromises in the learning process, that is why the measuring of the air temperature and humidity are important to intervene when these conditions are not at an adequate level. From that, we suggest measures that can be taken by school management in order to search methods the reduce de thermal discomfort in the intraschool space, jutting the importance of dialogued and “mediated” management in the search for an ambient conductive to learning process, including a comfortable and appropriate ambient from a thermal viewpoint. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura escolar | pt_BR |
dc.subject | Conforto térmico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Influência do desconforto térmico no espaço intraescolar no processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9482529082487484 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8623894938993142 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_vitoriapracianokarstcaminha.pdf | 538,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.