Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Analice de Almeida-
dc.contributor.authorPorto, Shyrlana Souza-
dc.date.accessioned2023-04-19T20:55:42Z-
dc.date.available2023-04-19T20:55:42Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationPORTO, Shyrlana Souza. Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4409-
dc.descriptionModelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020 visa trazer um levantamento bibliográfico em importantes periódicos brasileiros nesse recorte temporal. São eles: Ciência e Educação (Bauru), Experiências em Ensino de Ciências, Investigações em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Educação e Revista Debates em Ensino de Química, todos com a classificação Qualis CAPES A ou B, a fim de analisar as tendências, na literatura, relacionadas a modelos, modelagens e analogias no ensino de Ciências. Para o alcance dos objetivos, foram buscados no campo de pesquisa de cada revista e selecionados os artigos que abordavam os temas do trabalho aqui apresentado. Foi realizada a leitura dos textos e triagem dos assuntos que estavam na perspectiva desta pesquisa e ao final foram 70 artigos que estavam em consonância com esta proposta. Em relação ao primeiro objetivo, foram estabelecidas categorias a fim de realizar a análise e discussão. Para o segundo objetivos, foram lidos os artigos e agrupados conforme semelhança dos assuntos abordados. A partir dos resultados obtidos foi possível avaliar que nesses 13 anos analisados existe um número considerável de artigos nas revistas escolhidas, o que mostra que a pesquisa na linha de modelos, modelagens e analogias está sendo desenvolvida, apresentando um pequeno pico no ano de 2011 e se intensificando mais a partir do ano de 2016. Ao compilar os artigos analisados, foi observado que eles apresentaram tendências para o tema modelos, com 65,3%, seguidos do tema analogias com 20% e modelagens, com 14,7% dos trabalhos avaliados. Foi observado um grande destaque na abordagem voltada para a pesquisa de campo, realizada em escolas e universidades, por exemplo, nas pesquisas sob a perspectiva do aluno e em relação aos conteúdos de química abordados, Modelos Atômicos, Geometria Molecular, Cinética Química, Isomeria e Solubilidade. As pesquisas relacionadas à modelagem precisam chegar à sala de aula, bem como os estudos voltados a outras estratégias didáticas de ensino também. São muitos trabalhos de pesquisadores que se dispuseram, estudaram, aplicaram e publicaram, mas de alguma forma esse conhecimento enfrenta obstáculos para chegar à realidade dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractModels, models and analogies: a literature review in five journals from 2007 to 2020 aims to provide a bibliographic survey in important Brazilian journals in this time frame. They are: Science and Education (Bauru), Experiences in Science Teaching, Investigations in Science Teaching, Brazilian Journal of Education and Magazine Debates in Chemistry Teaching, all classified as Qualis CAPES A or B, in order to analyze trends , in the literature, related to models, models and analogies in Science teaching. To achieve the objectives, the research field of each journal was searched and articles that addressed the themes of the work presented here were selected. The reading of the texts and screening of the subjects that were in the perspective of this research were carried out, and in the end there were 70 articles that were in line with this proposal. Regarding the first objective, categories were established in order to carry out the analysis and discussion. For the second objective, the articles were read and grouped according to the similarity of the topics covered. From the results obtained, it was possible to assess that in these 13 years analyzed there is a considerable number of articles in the chosen magazines, which shows that research in the line of models, models and analogies is being developed, with a small peak in 2011 and intensifying more from the year 2016. When compiling the analyzed articles, it was observed that they presented trends for the theme models, with 65.3%, followed by the theme analogies with 20% and modeling, with 14.7% of the works evaluated. A great emphasis was observed in the field research approach, carried out in schools and universities, for example, in research from the student's perspective and in relation to the chemistry contents covered, Atomic Models, Molecular Geometry, Chemical Kinetics, Isomerism and Solubility. Modeling-related research needs to reach the classroom, as well as studies aimed at other didactic teaching strategies as well. There are many works by researchers who were willing, studied, applied and published, but somehow this knowledge faces obstacles to reaching the students' reality.pt_BR
dc.format.extent72 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectModelopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleModelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0949749320823271pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2273105974559580pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_shyrlanasouzaporto.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.