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dc.contributor.advisorFirme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.authorFarias, Robson Almeida Monteiro de-
dc.date.accessioned2023-04-19T16:43:32Z-
dc.date.available2023-04-19T16:43:32Z-
dc.date.issued2020-10-01-
dc.identifier.citationFARIAS, Robson Almeida Monteiro de. Contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica sobre a questão sociocientífica derrame de óleo nas praias do Nordeste na alfabetização científica e tecnológica de estudantes. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4404-
dc.descriptionNeste trabalho monográfico tivemos como objetivo analisar contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica, sobre a QSC Derrame de óleo nas praias do Nordeste, na ACT de estudantes no Ensino de Química. Nesta perspectiva: analisamos níveis de ACT de estudantes; avaliamos as características das QSC mobilizadas, e identificamos relações entre os níveis de ACT de estudantes e as características das QSC mobilizadas. Desenvolvemos a pesquisa em uma escola pública estadual localizada no município pernambucano de Olinda, Região Metropolitana do Recife, com a participação, em média, de trinta estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio, com faixa etária entre 14 e 19 anos, e seguimos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Foram desenvolvidas as seguintes etapas metodológicas: planejamento e desenvolvimento da intervenção pedagógica; e análise dos dados. A partir das análises, destacamos como contribuições da intervenção pedagógica o desenvolvimento do nível de ACT prática; do nível, em parte, de ACT cívica; e a mobilização de algumas das características das QSC, tais como: aproximação de estudantes às situações reais; contextualização dos conteúdos; e discussão de aspectos diversos. Contudo, limitações da intervenção pedagógica foram identificadas, dentre as quais, destacamos o fato das questões norteadoras não terem contribuído, por exemplo, para a abordagem de aspectos relativos à NdCeT, o que pode ter refletido no fato de não termos identificado o desenvolvimento do nível de ACT cultural por esses estudantes.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we aimed to analyze contributions and limitations of a pedagogical intervention, on the SSI Oil spill on the beaches of the Northeast, in the STL of students in Chemistry Teaching. From this perspective: we analyze STL levels of students; we evaluated the SSI’s characteristics mobilized and identified relationships between the STL levels of students and the SSI’s characteristics mobilized. We developed the research in a state public school located in the municipality of Olinda, Metropolitan Region of Recife, with the participation, on average, of thirty students of a class of the 2nd grade of high school, aged between 14 and 19 years, and we follow theoretical-methodological assumptions of the pedagogical intervention research type. The following methodological steps were developed: planning and development of pedagogical intervention; and data analysis. From the analyses, we highlight as contributions of pedagogical intervention the development of the level of practical STL; the level, in part, of civic STL; and the mobilization of some of the SSI’s characteristics mobilized, such as: approaching students to real situations; contextualization of content; and discussion of different aspects. However, limitations of pedagogical intervention were identified, among which we highlight the fact that the guiding issues did not contribute, for example, to the approach of aspects related to NoSaT, which may have reflected in the fact that we did not identify the development of the level of cultural STL by these students.pt_BR
dc.format.extent71 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectDerramamento de óleopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titleContribuições e limitações de uma intervenção pedagógica sobre a questão sociocientífica derrame de óleo nas praias do Nordeste na alfabetização científica e tecnológica de estudantespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6038725990836198pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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