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dc.contributor.advisorBarros, Ivoneide de Carvalho Lopes-
dc.contributor.authorAciole, Rayane Cristine Gomes-
dc.date.accessioned2023-04-19T16:06:04Z-
dc.date.available2023-04-19T16:06:04Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.citationACIOLE, Rayane Cristine Gomes. Uso de modelos na abordagem de geometria de sólidos cristalinos: experiência vivenciada na monitoria de Química Inorgânica L1. 2021. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4402-
dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo o estudo de estruturas de sólidos cristalinos utilizando modelos moleculares de baixo custo a partir de uma abordagem didática durante o exercício da monitoria acadêmica, visando melhorar a compreensão dos estudantes acerca dos conteúdos trabalhados na disciplina Química Inorgânica L1 do curso de Licenciatura em Química. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários relacionados a ligações químicas e estruturas dos sólidos, antes e após a realização da abordagem didática com os 19 estudantes do 4º período da UFRPE. Os resultados obtidos previamente indicaram que a compreensão dos estudantes sobre ligações químicas era parcialmente satisfatória, sendo que no tocante aos sólidos, 90% das respostas dos estudantes foram categorizadas como não satisfatórias. A partir da atividade de modelação das estruturas cristalinas usando bolas de isopor, das aulas expositivas dialogadas e da participação oral, os discentes conseguiram visualizar os modelos construídos como ferramenta de aprendizagem para os conceitos relacionados aos sólidos cristalinos, fornecendo respostas majoritariamente satisfatórias para esses conceitos no questionário final. Ao fim do processo, todos os estudantes avaliaram a metodologia como positiva. Assim, o presente estudo apontou que a utilização de modelos concretos parece ser uma estratégia eficaz para o ensino do conteúdo de estrutura de sólidos e indicou a necessidade de se reforçar o ensino e aprendizagem do conceito de Ligações Químicas para a melhor compreensão deste conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to study crystalline solid structures using low-cost molecular models from a sequential didactic intervention. This research was executed out during the academic monitoring period in order to improve the understanding of students about inorganic chemistry subject in the chemistry course. This work followed a pretest-posttest design on chemical bonds and solid structures, before and after the didactic intervention. The participants were 19 undergraduate students from a 4th period college chemistry course. The results obtained previously indicated that the students' understanding of chemical bonds was regular. Regarding questions about solid 90% of the students' answers were categorized as unsatisfactory. In the didactic intervention, the concrete models was built with Styrofoam balls and wooden sticks by the students. Then, non-tradicional classes and oral activities were applied. With the results of the post-test it was observed the students were able to use and visualize the built models as a tool to learn concepts of crystalline solids. At the end of the process, all students evaluated the methodology used as positive. Therefore, this study showed that the use of concrete models is an effective strategy for teaching solid structures. Finally, this research indicated that it is necessary to devote more time to teach the concept about chemical bonds within this theme and also others in Chemistry for a better understanding of this content.pt_BR
dc.format.extent92 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectQuímica inorgânicapt_BR
dc.subjectMoléculas - Modelospt_BR
dc.subjectSólidospt_BR
dc.subjectCristaispt_BR
dc.titleUso de modelos na abordagem de geometria de sólidos cristalinos: experiência vivenciada na monitoria de Química Inorgânica L1pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2384434357313163pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5272867419216787pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
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