Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4398
Título: Análise dos rumos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) a partir de um estudo bibliográfico de teses e dissertações no Brasil
Autor: Noberto, Nathalia Félix
Orientador: Firme, Ruth do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Ciência, tecnologia e sociedade (CTS);Pesquisa bibliográfica;Produção científica
Data do documento: 4-Mar-2021
Citação: NOBERTO, Nathalia Félix. Análise dos rumos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) por meio de um estudo bibliográfico de teses e dissertações no Brasil. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This work aim to analyze theses and dissertations about the science- Technology- Society (STS) interaction in chemistry teaching, published during the years of 2015 until 2019 in Brazil. A bibliographic research in database of CAPES was made considering the years of 2015 until 2019 from keys words as: “STS approach”, “chemistry teaching”. The methodologic development followed three steps: bibliographic survey, data organization and data analysis. Was considered on analysis the assumptions of Bardin's Content Analysis. From analysis results, we can Highlight the fact that the quantitative of the theses and dissertations published decreased on the years of analysis period, most of theses and dissertations developed were empirical research, most of theses were published on South and Southeast of Brazil and most of the dissertations were published on Northeast. The target of this theses is the education of teachers, and about dissertations is the high school. The results of this research contribute to the investigation and studies about the STS approach in the teaching of chemistry, give that the point to aspects developed in theses and dissertation and also to aspects that have not been explore or that are still incipient among them, as we can mention the development of theoretical research that supports the epistemological and/or pedagogical bases of the STS approach.
Resumo: Nesse trabalho monográfico tivemos o objetivo de analisar teses e dissertações sobre a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química. Realizamos uma pesquisa bibliográfica no banco de dados da CAPES referente a teses e dissertações brasileiras, considerando o período de 2015 a 2019, a partir das seguintes palavras-chave: “abordagem CTS/CTSA”, “ensino de química”. Seguimos três etapas metodológicas, a saber: levantamento bibliográfico; organização dos dados; e análise dos dados. Nas análises, consideramos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. A partir das análises dos resultados, podemos destacar, por exemplo, que: o quantitativo das teses publicadas tem diminuído no período analisado; a maioria das pesquisas desenvolvidas nas teses e dissertações é empírica; a maioria das teses publicadas está localizada nas regiões Sul e Sudeste e a maioria das dissertações publicadas está localizada na região Nordeste; e o público-alvo da maioria das teses é formação inicial e continuada de professores, e da maioria das dissertações é o ensino médio. Os resultados desta pesquisa contribuem para as investigações e estudos sobre a abordagem CTS no ensino de Química, dado que eles apontam para aspectos desenvolvidos nas teses e dissertações, e para aspectos que não foram explorados ou que ainda estão incipientes, entre os quais, podemos citar o desenvolvimento de pesquisas teóricas que subsidiem as bases epistemológicas e/ou pedagógicas da abordagem CTS.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4398
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_nathaliafelixnoberto.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.