Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFirme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.authorMoura, Maria Eduarda Tavares de-
dc.date.accessioned2023-04-18T20:57:01Z-
dc.date.available2023-04-18T20:57:01Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationMoura, Maria Eduarda Tavares de. A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4389-
dc.descriptionA educação ainda é, por vezes, desenvolvida por processos de ensino e aprendizagem que exigem do estudante uma postura de passividade frente aos conhecimentos adquiridos. No contexto de superação dessa característica destaca-se a educação libertadora, defendida por Paulo Freire, que coloca a educação como prática para a liberdade, buscando uma conscientização política. Na perspectiva de Freire, este trabalho monográfico propôs uma articulação com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, considerando que ela tem como propósito a formação para a cidadania e a tomada de decisão frente às problemáticas sociais relativas às atividades científicas e tecnológicas Uma das possibilidades metodológicas para promover essa articulação é por meio de Oficinas Temáticas. As oficinas temáticas podem contribuir para a aprendizagem de conteúdos escolares contextualizados por meio da resolução de problemas acerca de um determinado tema. Quanto ao tema trabalhado na oficina temática, optou-se pelos dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo propor uma oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, na perspectiva freiriana, envolvendo dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho para o ensino de Química no ensino médio. A proposta em tela foi elaborada considerando os três momentos pedagógicos de Delizoicov: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, abordando conteúdos químicos como: Substâncias, Misturas, Processos de Separação de Misturas, Metais Pesados, Tabela Periódica, Concentração e Estrutura da Matéria. A partir da descrição da oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, que pressupõe um processo dialógico entre estudante e professor, sendo a figura do professor um mediador na construção do conhecimento e o conhecimento científico construído a partir das concepções prévias dos alunos, em concordância com a perspectiva freiriana de educação, pode-se dizer que o caminho teórico e metodológico desenhado tem potencialidade para o que se espera no ensino de Química, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma consciência política por parte dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractEducation is still, sometimes, developed by teaching and learning processes that de-mand from the student a passive attitude towards the acquired knowledge. In the con-text of overcoming this characteristic, the liberating education, defended by Paulo Freire, stands out, which places education as a practice for freedom, seeking political awareness. From Freire's perspective, this monographic work proposed an articulation with the Science-Technology-Society approach, considering that it has as its purpose the formation for citizenship and decision-making in the face of social problems related to scientific and technological activities One of the methodological possibilities for pro-moting this articulation is through Thematic Workshops. Thematic workshops can con-tribute to the learning of contextualized school content through the resolution of prob-lems about a certain theme. As for the theme worked in the thematic workshop, envi-ronmental crimes occurred in Mariana and Brumadinho were chosen. In this context, this research aimed to propose a thematic workshop with a Science-Technology-Soci-ety approach, from the Freirean perspective, involving environmental crimes that oc-curred in Mariana and Brumadinho for the teaching of Chemistry in high school. The proposal on screen was elaborated considering Delizoicov's three pedagogical mo-ments: initial problematization, knowledge organization and application of knowledge, approaching chemical contents such as: Substances, Mixtures, Mixture Separation Processes, Heavy Metals, Periodic Table, Concentration and Structure of the Matter. From the description of the thematic workshop with a Science-Technology-Society ap-proach, which presupposes a dialogic process between student and teacher, with the teacher being a mediator in the construction of knowledge and scientific knowledge built from the students' previous conceptions, in In agreement with the Freirean per-spective of education, it can be said that the theoretical and methodological path de-signed has potential for what is expected in the teaching of Chemistry, such as, for example, the development of a political awareness on the part of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent67 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectCrimes contra o meio ambientept_BR
dc.titleA abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2424831962164468pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaeduardatavaresdemoura.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.