Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFirme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.authorMonteiro, Irina Cibele e Silva-
dc.date.accessioned2023-04-14T20:41:17Z-
dc.date.available2023-04-14T20:41:17Z-
dc.date.issued2021-07-14-
dc.identifier.citationMonteiro, Irina Cibele e Silva. Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360-
dc.descriptionEm decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação.pt_BR
dc.description.abstractAs a result of the new coronavirus pandemic, COVID-19, educational institutions around the world suspended their face-to-face activities and switched to remote teaching. In this context, the objective of this research is to analyze the stories told by elementary school teachers who teach Chemistry classes in the remote mode from the perspective of identifying their individual trajectories and outlining a collective trajectory. The research on screen was qualitative, with the participation of five professors who teach Chemistry classes remotely and followed two methodological steps: invitation to professors and development of the phases of the narrative interview. As for the individual trajectories of the teachers, one can identify difficulties such as the lack of training processes for teachers to change from fully face-to-face teaching to remote teaching, feelings of anguish and remorse, and ways of overcoming difficulties such as the effort to learn about the platforms. From the individual trajectories of the participating teachers, a collective trajectory consisting of difficulties, feelings and overcoming was outlined.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleAnálise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8492167380744801pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_irinacibeleesilvamonteiro.pdf588,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.