Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões Neto, José Euzébio-
dc.contributor.authorFontes, Felícia Lacerda de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-04-13T15:39:42Z-
dc.date.available2023-04-13T15:39:42Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.citationFontes, Felícia Lacerda de Oliveira. “Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4356-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo analisar o jogo “Comprando Ésteres” quanto ao seu potencial para o ensino de funções orgânicas a partir da validação com pares realizada por professores de Química. Tomamos como partida uma proposta inicial de jogo, desenvolvida em uma disciplina do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizamos uma revisão inicial na estrutura e regras do jogo e, em seguida, realizamos aplicação, em formato remoto devido à pandemia da COVID-19, com nove professores de Química, em atividade ou em fase final da formação inicial. A intervenção proposta contou com um questionário de concepções prévias, aplicação do jogo via ferramenta Google Meet e questionário com os participantes após a realização da aplicação. Buscamos a validação do jogo a partir de critérios disponíveis na literatura, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicação, desafio, limitação espacial e temporal e criatividade. Por fim, realizamos algumas modificações na proposta, para atender aos critérios de validação que não foram contemplados na proposta aplicada. Concluímos que o jogo “Comprando Ésteres” a proposta possui potencial para aprendizagem efetiva sobre os ésteres, inclusive das propriedades e utilização cotidiana dos compostos pertencentes a esta função orgânica. Mediante análise dos dados percebemos que o jogo foi validado em todos os critérios elencados na metodologia e disponíveis na literatura científica sobre jogos e atividades lúdicas no ensino de Ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the game “Buying Esters” as to its potential for teaching organic functions from the validation with pairs carried out by Chemistry teachers. We took as a starting point an initial game proposal, developed in a discipline of the Chemistry Degree course at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), we carried out an initial review of the structure and rules of the game, and then we applied it in a remote format. due to the COVID-19 pandemic, with nine Chemistry teachers in activity or in the final stage of initial training. The proposed intervention included a questionnaire of prior conceptions, application of the game via the Google Meet tool and a questionnaire with the participants after the application was carried out. We seek to validate the game based on criteria available in the literature, namely: interaction between players, learning dimension, gameplay, application, challenge, spatial and temporal limitations and creativity. Finally, we made some modifications to the proposal, in order to meet the validation criteria that were not included in the applied proposal. We conclude that the game “Buying Esters” the proposal has potential for effective learning about Esters, including the properties and everyday use of compounds belonging to this organic function. Through data analysis, we realized that the game was validated in all criteria listed in the methodology and available in the scientific literature on games and recreational activities in science teaching.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectEsterespt_BR
dc.subjectJogos no ensino de Químicapt_BR
dc.title“Comprando Ésteres” - elaboração e validação de um jogo para o ensino de funções orgânicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3085049999114161pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_felicialacerdadeoliveirafontes.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.