Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares Neto, Luciano de Azevedo-
dc.contributor.authorSilva, Fabrício Ramos da-
dc.date.accessioned2023-04-13T15:34:30Z-
dc.date.available2023-04-13T15:34:30Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Fabrício Ramos da. O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4355-
dc.descriptionO Princípio de Exclusão de Pauli diz que “não pode existir em um átomo dois elétrons com os mesmos números quânticos”. Embora pareça simples, esse princípio é um dos mais fundamentais da física quântica, sendo peça chave para o entendimento de fenômenos como o paramagnetismo e o ferromagnetismo e também para a compreensão da distribuição eletrônica dos elementos. Sabendo disso, a presença desse assunto nos livros didáticos é de bastante relevância, visto que a configuração eletrônica dos elementos explica as propriedades periódicas, consequentemente, a estrutura da tabela periódica e todo o comportamento dos elementos químicos. Ademais, uma explicação moderna para a construção da tabela periódica pode contribuir para a resolução de problemáticas referentes às abordagens descontextualizadas oferecidas por parte de numerosos livros didáticos. Levando isso em consideração o trabalho teve como objetivo analisar como os livros didáticos na coleção do PNLD 2018 de química para ensino médio abordam o Princípio de Exclusão de Pauli. Para tanto, foram selecionados os seis livros da coleção do PNLD 2018, mais um livro de uma coleção anterior, a fim de saber como eles abordam o Princípio de Exclusão numa perspectiva de estudo de caso. Apenas dois dos seis livros apresentaram o Princípio de Exclusão na sua estrutura não estabelecendo uma relação direta entre o assunto e a tabela periódica. Logo, é necessário o desenvolvimento de propostas didáticas envolvendo este princípio e a elaboração de trabalhos contemplando o Princípio de Pauli no ensino de Química.pt_BR
dc.description.abstractThe Pauli Exclusion Principle says that "there cannot exist in an atom two electrons with the same quantum numbers". Although it seems simple, this principle is one of the most fundamental in quantum physics, being a key part for the understanding of phenomena such as paramagnetism and ferromagnetism and also for the under-standing of the electronic distribution of the elements. Knowing this, the presence of this subject in textbooks is quite relevant, since the electronic configuration of the elements explains the periodic properties and consequently the structure of the peri-odic table. Furthermore, a modern explanation for the construction of the periodic table can contribute to solving the problems related to the decontextualized ap-proaches offered by numerous textbooks. Taking this into account, the work aimed to analyze how the textbooks in the PNLD 2018 collection of chemistry for high school address the Pauli Exclusion Principle. For that, the six books of the PNLD 2018 col-lection were selected, plus one book from a previous collection, in order to know how these literatures approach the subject of the Exclusion Principle from a case study perspective. Only two of the six books presented the Exclusion Principle in their structure, not establishing a direct relationship between the subject and the periodic table. Therefore, it is necessary to develop didactic proposals involving this principle and the elaboration of works contemplating the Pauli Principle in the teaching of chemistry.pt_BR
dc.format.extent60 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTabela periódica dos elementos químicospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleO Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9045141153947616pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7676222115726194pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fabricioramosdasilva.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.