Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFirme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.authorLemos, Emmanuelle Karla da Silva-
dc.date.accessioned2023-04-12T21:18:03Z-
dc.date.available2023-04-12T21:18:03Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationLEMOS, Emmanuelle Karla da Silva. O estado do conhecimento das pesquisas envolvendo a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química a partir de artigos publicados em periódicos. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4348-
dc.descriptionAs pesquisas denominadas de “estado da arte” e “estado do conhecimento” possuem caráter bibliográfico. Neste trabalho monográfico realizou-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, visto que a fonte de dados foram periódicos de ensino de Química. Um dos objetos de pesquisa da área de Ensino de Ciências, e mais especificamente, de ensino de Química, é a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Entretanto, em um recorte de cinco anos poucas publicações sobre a abordagem CTS na perspectiva do estado do conhecimento foram encontradas. É nesse contexto que destaca-se a necessidade de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento com foco na abordagem CTS no ensino de Química. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o que foi publicado nas pesquisas sobre a abordagem CTS no ensino de Química em periódicos nacionais e internacional nos últimos cinco anos e nove meses. Os dados foram abordados de forma qualiquantitativa. Foram desenvolvidas as seguintes etapas metodológicas: escolha dos periódicos e determinação do período de análise; levantamento bibliográfico dos artigos nos periódicos escolhidos; estado do conhecimento; e organização dos artigos em categorias. Destaca-se que nos periódicos nacionais considerados nesta pesquisa, a maior representatividade de autores que publicam artigos abordando o acrônimo CTS e/ou CTSA é da região Sul, exceto para o periódico ReSBEnQ, cuja maior representatividade é de autores da região Sudeste. Em relação os objetivos dos artigos analisados, a maioria deles tem seus objetivos considerando a abordagem CTS/CTSA como embasamento de propostas/sequências didáticas. Os artigos exploram temáticas e conteúdos diversos. Os trabalhos com temáticas ambientais em destaque não citaram referências específicas sobre a abordagem CTSA. Quanto ao público-alvo mais recorrente nas pesquisas analisadas, pode-se destacar o ensino médio e o ensino superior. Glen S. Aikenhead foi o principal referencial teórico internacional citado nos artigos analisados, enquanto Wildson Luis Pereira dos Santos foi o principal referencial teórico nacional mencionado nos trabalhos em questão. Os resultados desse trabalho monográfico podem contribuir, para socializar aspectos da abordagem CTS, para apresentar uma revisão do que tem sido publicado sobre a abordagem em tela, e para identificar lacunas ou aspectos ainda incipientes nas pesquisas sobre a abordagem CTS, como por exemplo, as pesquisas sobre a respectiva abordagem voltadas para o Ensino Fundamental e para a EJA.pt_BR
dc.description.abstractThe researches called “state of the art” and “state of knowledge” are bibliographic in nature. In this monographic work, a state of knowledge research was carried out, as the data source were journals teaching Chemistry. One of the research objects in the field of Science Teaching, and more specifically, Chemistry teaching, is the Science-Technology-Society (STS) approach. However, in a five-year period, few publications on the STS approach from the perspective of the state of knowledge were found. It is in this context that the need for a state of knowledge research with a focus on the STS approach in the teaching of Chemistry is highlighted. Therefore, the aim of this research was to analyze what was published in research on the STS approach in teaching Chemistry in national and international journals in the last five years and nine months. Data were approached in a quali-quantitative way. The following methodological steps were developed: choice of journals and determination of the period of analysis; bibliographic survey of articles in the chosen journals; state of knowledge; and organization of articles into categories. It is noteworthy that in the national journals considered in this research, the highest representation of authors who publish articles addressing the acronym STS and/or STSE is from the South region, except for the journal ReSBEnQ, whose greatest representation is from authors from the Southeast region. Regarding the objectives of the analyzed articles, most of them have their objectives considering the STS/STSE approach as a basis for proposals/didactic sequences. The articles explore different themes and contents. The works with highlighted environmental themes did not mention specific references about the STSE approach. As for the most recurrent target audience in the analyzed research, high school and higher education can be highlighted. Glen S. Aikenhead was the main international theoretical reference mentioned in the analyzed articles, while Wildson Luis Pereira dos Santos was the main national theoretical reference mentioned in the works in question. The results of this monographic work can contribute, to socialize aspects of the STS approach, to present a review of what has been published about the approach in question, and to identify gaps or still incipient aspects in research on the STS approach, such as, for example, research on the respective approach aimed at Elementary School and EJA.pt_BR
dc.format.extent65 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.titleO estado do conhecimento das pesquisas envolvendo a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química a partir de artigos publicados em periódicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0313237050774020pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationDepartamento de Químicapt_BR
dc.degree.departamentLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_emmanuellekarladasilvalemos.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.