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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Bruno Silva-
dc.contributor.authorQueiroz, Antônio Victtor Alves de-
dc.date.accessioned2023-04-11T20:43:23Z-
dc.date.available2023-04-11T20:43:23Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.citationQueiroz, Antônio Victtor Alves de. O uso dos aplicativos Whatsapp e Telegram no ensino das Ciências da Natureza: uma revisão sistemática da literatura. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4336-
dc.descriptionNa atual sociedade da informação as tecnologias digitais têm provocado significativas transformações também na educação, promovendo novas formas de comunicação e de interação social. Desse modo, o uso das tecnologias digitais, em especial o uso dos dispositivos móveis, tem possibilitado maior acesso a informações, que por sua vez, podem se transformar em conhecimento. Alguns dos recursos mais utilizados pelos indivíduos, por meio das tecnologias digitais, são os aplicativos para dispositivos móveis. Dentre os inúmeros aplicativos disponíveis, os de mensagens são os mais utilizados pela sociedade, que outrora tinham por função a comunicação entre as pessoas e agora assumiram um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, assim, conhecer sua real contribuição no processo de construção do conhecimento se mostra importante. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram estão sendo utilizados no ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Para isso, realizamos uma revisão sistemática de literatura em algumas bases de dados (Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), tendo como referência o trabalho de Gonçalves, Nascimento e Nascimento. Como resultados encontramos um total nove trabalhos nas bases de dados investigadas. Além disso, constatamos que não haviam trabalhos utilizando o Telegram como recurso pedagógico. Por meio da descrição e análise dos estudos observamos que o aplicativo WhatsApp vem sendo utilizado no ambiente educacional, em que boa parte dos seus recursos são explorados. Contudo, a baixa quantidade de estudos encontrados utilizando o WhatsApp em sala de aula e a não existência de trabalhos com o Telegram no ensino das Ciências da Natureza apontam para a necessidade de mais pesquisas sobre estes aplicativos no ensino de Biologia, Física e Química, de modo que possamos saber qual é o real impacto do uso dos aplicativos de mensagens no processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractIn the current information society, digital technologies have also caused significant changes in education, promoting new forms of communication and social interaction. Thus, the use of digital technologies, especially the use of mobile devices, has enabled greater access to information, which in turn can be transformed into knowledge. Some of the resources most used by individuals, through digital technologies, are applications for mobile devices. Among the numerous applications available, the messages are the most used by society, which once had the function of communication between people and now have an important role in the teaching and learning process, thus knowing their real contribution in the process of building the knowledge proves important. In this sense, this research aimed to investigate how the messaging apps WhatsApp and Telegram are being used in teaching Nature Sciences (Biology, Physics and Chemistry). For this, we carried out a systematic literature review in some databases (Google Academic, CAPES Journal Portal, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations), having as reference the work of Gonçalves, Nascimento e Nascimento. As a result, we found a total of 9 works in the investigated databases. In addition, we found that there were no works using Telegram as a pedagogical resource. Through the description and analysis of the studies, we observed that the WhatsApp application has been used in the educational environment, in which a good part of its resources are exploited. However, the low number of studies found using WhatsApp in the classroom and the lack of work with Telegram® in teaching Nature Sciences point to the need for more research on these applications in the teaching of Biology, Physics and Chemistry, so that we can know what is the real impact of using messaging applications in the knowledge construction process.pt_BR
dc.format.extent73 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectWhatsApp (Aplicativo de mensagens)pt_BR
dc.subjectTelegrampt_BR
dc.titleO uso dos aplicativos Whatsapp e Telegram no ensino das Ciências da Natureza: uma revisão sistemática da literatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1840464693617513pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4932752031807872pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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