Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rogério Soares da-
dc.contributor.authorSilva, Felipe Mateus Laurentino da-
dc.date.accessioned2023-03-29T13:35:45Z-
dc.date.available2023-03-29T13:35:45Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Mateus Laurentino da. PARAMETRIZAÇÃO DA CARGA TÉRMICA DE UM RESTAURANTE ATRAVÉS DE UM CÓDIGO COMPUTACIONAL. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4246-
dc.descriptionOs sistemas de refrigeração são essenciais para o conforto térmico de pessoas, além de outras importantes aplicações existentes. O dimensionamento correto do equipamento de ar- condicionado representa eficiência energética do sistema e, consequentemente, melhor performance. Logo, este estudo trata de um desenvolvimento de um código computacional na plataforma EES (Engineering Equation Solver) para determinar o consumo de energia térmica das unidades evaporadoras (carga térmica) de um restaurante fictício de médio porte. O restaurante é localizado na cidade de Recife-PE, responsável por suportar 250 clientes e 17 funcionários, além de ter o seu interior dividido em ambientes fechados. O estudo também apresenta a inclusão de um estacionamento de superfície asfaltada e sua influência na entrada de energia através da radiação para o interior do restaurante, além de resultados parametrizados das consequências da variação do número de pessoas no interior do restaurante. Através deste dados, foi possível observar a influência dos clientes e funcionários na variação da carga térmica do restaurante, ao ponto de ser analisado a implementação do sistema de Volume de Refrigerante Variável (VRV) a variação constante da carga térmica. O roteiro utilizado para os cálculos de carga térmica obedece as normas vigentes, relacionadas a sistemas de refrigeração que visam o conforto térmico humano em locais fechados. Foi verificado que a inclusão do estacionamento de superfície asfaltada aumenta em mais 900% nos valores da insolação para o interior do restaurante. Dessa forma, conclui-se que o estudo computacional pode resultar em um sistema de refrigeração mais real e fidedigno a demanda do estabelecimento.pt_BR
dc.description.abstractRefrigeration systems are essential for the thermal comfort of people, in addition to other important existing applications. Correct sizing of air conditioning equipment represents system efficiency and, consequently, better performance. Therefore, this study deals with the development of a computational code in the EES (Engineering Equation Solver) platform to determine the energy consumption of the thermal door of the evaporator units (thermal load) of a fictitious medium-sized restaurant. The restaurant is located in Recife-PE, accepts 250 customers and 17 responsible employees, in addition to indoors. The study also presents the inclusion of a paved surface parking lot and its influence on energy input also through light into the restaurant's interior, in addition to parameterized results of the consequences of the number of people entering the restaurant's interior. From these data, it was possible to observe the customers and resources, through the thermal load of the restaurant, to the point of considering the implementation of the Variable Refrigerant Volume (VRV) system at the point of reflection of the thermal load. The script used for the human comfort of load obeyed as current norms, related to systems that aim at the thermal in closed places. It was verified that the inclusion of a paved surface parking lot increases by 900% the insolation values for the interior of the restaurant. In this way, it is concluded that the computational study can result in a more real and reliable car system to the demand of the establishment.pt_BR
dc.format.extent14p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsatribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazilpt_BR
dc.rightscreativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectrefrigeraçãopt_BR
dc.subjectcarga térmicapt_BR
dc.subjectrestaurantept_BR
dc.subjectestudo paramétricopt_BR
dc.titlePARAMETRIZAÇÃO DA CARGA TÉRMICA DE UM RESTAURANTE ATRAVÉS DE UM CÓDIGO COMPUTACIONALpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9299362453501615pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5570338185824272pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinhopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_artfelipemateuslaurentiodasilva.pdf475,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.