Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPirauá, André Luiz Torres-
dc.contributor.authorSilva, Rosimery Alves da-
dc.date.accessioned2023-03-08T19:33:47Z-
dc.date.available2023-03-08T19:33:47Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Rosimery Alves da. Análise dos desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativo. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4098-
dc.descriptionO estudo apresenta como objetivo geral analisar, sob a perspectiva do monitor extensionista, os desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do núcleo do Programa Segundo Tempo Paradesporto (PSTP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A pesquisa é de natureza qualitativa, de característica descritiva. O estudo foi realizado no núcleo do PSTP, no Departamento de Educação Física da UFRPE, tomando com base as experiências do PSTP durante o período de fevereiro de 2019 a março de 2020. Considerando as memórias e anotações da monitora, foram analisados os comportamentos dos beneficiados, com foco nos principais desafios relacionados à interação social entre todos os participantes do programa, bem como as possibilidades que foram testadas e implementadas para superar os desafios encontrados. Os resultados da análise demonstraram que as principais dificuldades foram: na comunicação verbal e não verbal e nas relações pessoais, ao passo que as possibilidades testadas para superação dessas dificuldades foram: atendimento individualizado, conhecimento das particularidades do beneficiado, estabelecimento de rotinas e intervenções com atividades colaborativas. Conclui-se que as dificuldades na comunicação dos beneficiados do PSTP, em função das suas características, foram ser superadas por meio, principalmente, do estabelecimento de rotinas nas atividades, pois essas aumentaram o engajamento e, consequentemente, os processos de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThe study has as a general objective to analyze, from the perspective of the extension monitor, the challenges and possibilities in the social interaction between monitors and beneficiaries of the second time parasport program (PSTP) of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). The research is qualitative in nature, with a descriptive characteristic. The study was carried out at the PSTP nucleus, in the Physical Education department of UFRPE, based on the experiences of the PSTP during the period from February 2019 to March 2020. Considering the monitor's memories and notes, the behaviors of the beneficiaries were analyzed, focusing on the main challenges related to social interaction between all Program participants, as well as the possibilities that were tested and implemented to overcome the challenges encountered. The results of the analysis showed that the main difficulties were: in verbal and non-verbal communication and in personal relationships, while the possibilities tested to overcome these difficulties were: in verbal and non-verbal communication and in personal relationships, while the possibilities tested to overcome these difficulties were: individualized care, knowledge of the beneficiary's particularities, establishment of routines and interventions with collaborative activities. It is concluded that the difficulties in communication of the PSTP beneficiaries, due to its characteristics, were overcome through, mainly, establishing routines in activities, as these increased engagement and, consequently, communication processes.pt_BR
dc.format.extent42 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEsportes para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleAnálise dos desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7050666326578421pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7971412342122230pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rosimeryalvesdasilva.pdf678,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.