Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLindoso, Rosângela Cely Branco-
dc.contributor.authorPompílio, Rafael Gomes de Souza-
dc.date.accessioned2023-03-08T19:06:02Z-
dc.date.available2023-03-08T19:06:02Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationPompílio, Rafael Gomes de Souza. Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4096-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo principal descrever o processo de fomento e implementação das diretrizes curriculares para a Educação Física balizadas pela resolução CNE/CES 06/2018. Assim como se atentar a pertinência em fazer um paralelo com o processo demonstrado na conjuntura da diretriz anterior, resolução CNE/CES 07/2004. Para tanto utilizamos uma revisão sistemática onde buscamos artigos nas bases de dados Scielo e Lilacs. Ao todo foram disponibilizados 54 artigos onde utilizamos em nossas analises 13 por de fato contemplarem o nosso objeto e se enquadrarem nos critérios. Podemos identificar através de nossas análises que o campo de disputa segue firme entre os dois grandes polos, um defendendo a manutenção da divisão e outro que defende a reunificação dos cursos de Educação Física. No entanto ainda precisamos de mais estudos para conseguir identificar a materialidade da atual diretriz curricular que ainda é uma resolução recente.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work was to describe the process of fostering and implementing the curriculum guidelines for Physical Education defined by resolution CNE/CES 06/2018. As well as paying attention to the pertinence of drawing a parallel with the process demonstrated in the context of the previous guideline, resolution CNE/CES 07/2004. For that, we used a systematic review where we searched for articles in the Scielo and Lilacs databases. In all, 54 articles were made available, which we used in our analyses, 15 because they actually included our object. We can identify through our analysis that the field of dispute remains firm between the two great poles, one defending the maintenance of the division and the other defending the reunification of Physical Education courses. However, we still need more studies to be able to identify the materiality of the current curriculum guideline, which is still a recent resolution.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleFormação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8754970775408267pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076590717855221pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rafaelgomesdesouzapompilio.pdf390,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.