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dc.contributor.advisorLindoso, Rosângela Cely Branco-
dc.contributor.authorAndrade, Quesia Gouveia de-
dc.date.accessioned2023-03-08T16:44:06Z-
dc.date.available2023-03-08T16:44:06Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationANDRADE, Quesia Gouveia de. A educação física escolar e os jogos populares: seu espaço na produção do conhecimento. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4094-
dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo identificar como os jogos surgiram na história da humanidade, seus desenvolvimentos e como se apresentam hoje; categorizar os diferentes tipos de jogos existentes na atualidade; e identificar as contribuições dos jogos populares para a educação física escolar. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, mais especificamente de artigos científicos publicados em Português entre os anos de 2011 e 2021, desenvolvida numa abordagem qualitativa, e realizada nos periódicos Revista Brasileira de Ciência do Esporte (RBCE) e Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (LICERE), e nas bases de dados SCIELO e LILACS, onde buscamos aprofundar o tema jogos populares e suas contribuições na formação do desenvolvimento desses sujeitos. Para essas análises, nos fundamentamos no historiador Johan Huizinga, no que tange a discussão sobre a origem e transformação dos jogos ao longo do tempo; em autores como Fausto Amaro e Tizuko Kishimoto, para caracterizar e conceituar os jogos, bem como para compreender sua relação com a educação, juntamente com o Coletivo de Autores, que trata do conceito de “Cultura Corporal”; e nos trabalhos de Adriana Friedmann, Camila Valduga e Roger Caillois, para a categorização dos diferentes tipos de jogos existentes na atualidade. Apesar da literatura indicar que os jogos populares são um importante instrumento para o desenvolvimento, constituindo-se como um conteúdo que precisa ser tratado pedagogicamente pela educação física escolar, e como um patrimônio cultural, nossa pesquisa demonstra que, atualmente, eles estão perdendo espaço para os jogos eletrônicos, e alerta para a necessidade de serem discutidos pela produção do conhecimento dentro da educação física escolar, devido a sua importância na prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to identify how games emerged in human history, their developments and how they are presented today; categorizing the different types of games that currently exist, and identifying the contributions of popular games in schools physical education. From a methodological point of view, this is a bibliographical research, more specifically of scientific articles published in Portuguese between 2011 and 2021. Developed in a qualitative approach and carried out in journals, Revista Brasileira de Ciência do Esporte (RBCE) and Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (LICERE), and the SCIELO and LILACS database, we seek to deepen the topic of popular games and their contributions to the formation of the development of these subjects. For these analyses, we base ourselves on the historian Johan Huizinga, regarding the discussion about the origin and transformation of games over time; in authors such as Fausto Amaro and Tizuko Kishimoto, characterize and conceptualize games, as well as understand their relationship with education. Together with the Coletivo de Autores book that deals with the concept of “Body Culture”; and in the works of Adriana Friedmann, Camila Valduga, and Roger Caillois, for the categorization of the different types of games that exist today. Although the literature indicates that popular games are an important tool for a child's development, constituting content that needs to be pedagogically treated by schools physical education and their cultural heritage, our research shows that, currently, they are losing space due to electronic games, and alerts to the need to be discussed for the production of knowledge within schools physical education, due to its importance in pedagogical practice.pt_BR
dc.format.extent55 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleA educação física escolar e os jogos populares: seu espaço na produção do conhecimentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076590717855221pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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