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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTassitano, Rafael Miranda-
dc.contributor.authorMelo, Périclis Alves de-
dc.date.accessioned2023-03-08T16:40:15Z-
dc.date.available2023-03-08T16:40:15Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.citationMELO, Périclis Alves de. Ter ou não ter acesso, eis a questão: acesso à natação entre estudantes do ensino médio de escolas públicas de Pernambuco. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4093-
dc.descriptionPernambuco conta uma privilegiada hidrografia composta por mares, rios, lagos e lagoas que cortam todo o estado. Saber se deslocar em meio líquido de forma autônoma e segura é, além de um direito, no que diz respeito à função social do componente curricular Educação Física, uma habilidade que pode salvar vidas. A natação se apresenta como uma prática corporal situada dentro dos esportes individuais e é tratada enquanto conteúdo da Educação Física. O presente trabalho tem como objetivo analisar se estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco têm acesso à prática da natação, seja em ambiente escolar ou como lazer e ainda identificar se fatores como as regiões do estado e infraestrutura interferem no acesso à natação. A metodologia utilizada foi uma análise secundária do banco de dados do projeto de pesquisa Prática de Atividades Físicas e Comportamentos de Risco à Saúde em Estudantes do Ensino Médio de Pernambuco - Estudo de tendência Temporal (2016) que abrangeu todo estado de Pernambuco entrevistando estudantes de 14 a 19 anos matriculados na rede estadual de ensino, com o intuito de analisar comportamentos de risco nos adolescentes. Trouxemos como hipótese que os estudantes da rede pública do estado têm pouco acesso à natação e como resultado, a pesquisa encontrou que apenas 2,3% dos estudantes de Pernambuco relataram a natação como atividade preferencial. Concluímos assim que a natação é preterida, visto a falta de estrutura específica para realização desta.pt_BR
dc.description.abstractPernambuco has a privileged hydrography made up of seas, rivers, lakes that cut across the entire state. Knowing how to move in an autonomous and safe way in a liquid environment is, in addition to a right, with regard to the social function of the Physical Education curriculum component, a skill that can save lives. Swimming is presented as a corporal practice located within individual sports and is treated as a Physical Education content. This study aims to analyze if high school students from state public schools in Pernambuco have access to swimming, whether in a school environment or for leisure, and also identify if factors such as regions of the state and infrastructure interfere in the access to the swimming practice. The methodology used was a secondary analysis of the research project Practice of Physical Activities and Health Risk Behaviors in High School Students in Pernambuco - Temporal Trend Study (2016) database that covered the entire state of Pernambuco, interviewing students from 14 to 19 years old enrolled in the state school system, with the aim to analyze risky behavior among adolescents. The hypothesis was that the students in the state Education system had little access to swimming, and, as a result, the survey found out that only 2.3% of Pernambuco students reported swimming as a preferred activity. The conclusion was that swimming is pretermit due to the lack of specific structure for its performance.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.titleTer ou não ter acesso, eis a questão: acesso à natação entre estudantes do ensino médio de escolas públicas de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4824242129323473pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8162584900913172pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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