Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4086
Título: | Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil |
Autor: | Silva, Matheus Henrique da Luz e |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9363208928203384 |
Orientador: | Lindoso, Rosângela Cely Branco |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 |
Palavras-chave: | Natação;Capacidade motora em crianças |
Data do documento: | 18-Fev-2021 |
Citação: | SILVA, Matheus Henrique da Luz e. Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | This study starts from the following problem: How to use swimming to help the child's development? To this end, we aim as a general objective of the study, Analyze in the journals how to use swimming to help the child's development, emphasizing what is recommended for each age, as specific objectives: a) Analyze swimming as a content that helps in child development ; b) Identify the concept of childhood, its stages of development, the importance of motor development from swimming, recognizing its own body and its possibilities, relating the stages of development with the foundation of swimming to be taught; c) Propose methodological recommendations about teaching swimming, aiming at the child's development. The methodology used was a qualitative research of bibliographic nature. As a result, we observed that swimming can be practiced from an early age, some studies claim that after three months, she can accompany the child throughout his life; improving your proprioception, appetite, quality of sleep, motor development, among other benefits. To do this, we separate the ages by phases and select the one that, according to the literature, is the most suitable for each phase. |
Resumo: | Esse estudo parte do seguinte problema: Como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, analisar como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança, enfatizando o que é recomendado para cada idade, como objetivos específicos: a) Analisar a natação enquanto um conteúdo que ajuda no desenvolvimento infantil; b) Identificar o conceito de infância, suas fases de desenvolvimento, a importância do desenvolvimento motor a partir da natação; c) Propor recomendações metodológicas acerca do ensino da natação, visando o desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que a natação pode ser praticada desde cedo, alguns estudos afirmam que a partir de três meses, ela pode acompanhar a criança durante toda sua vida; melhorando sua propriocepção, apetite, qualidade do sono, desenvolvimento motor, dentre outros benefícios. Para tal, separamos as idades por fases e selecionamos o que de acordo com a literatura é o mais indicado para cada fase. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4086 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_matheushenriquedaluzesilva.pdf | 742,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.