Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4080
Título: | Abordagens de questões étnico-raciais nas aulas de educação física |
Autor: | Araújo, José Wagner de Lima |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0485749609983259 |
Orientador: | Paiva, Andréa Carla de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1546386833032185 |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Prática pedagógica;Relações raciais;Ensino remoto;Texto didático;Jogos |
Data do documento: | 30-Nov-2021 |
Citação: | ARAÚJO, José Wagner de Lima. Abordagens de questões étnico-raciais nas aulas de educação física. 2021. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | This work sought to understand the contributions of ethnic-racial relations approaches in Physical Education classes for the anti-racist training of students. The systematization of didactic texts for teaching the game perceives the challenges, the possibilities and understands the importance of providing an affinity with this culture. The research was carried out from the qualitative method, specifically, an action research developed in the discipline of Obligatory Supervised Internship in Physical Education III - Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). The research universe was the 5th year class of Elementary School at Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, in a quilombola community in the municipality of Goiana-PE, through remote education. The results induced that when we establish ethnic-racial relations with the contents of Physical Education, we legitimize this contribution, we provide affinity with this culture, in order to build anti-racist thoughts. It is concluded that the study contributed to the expansion of knowledge by adopting approaches to ethnic-racial relations in Physical Education classes, enriching the discussion on the subject and contributing to the production of knowledge in the field of Physical Education. |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender as contribuições das abordagens de relações étnico-raciais nas aulas Educação Física para a formação antirracista dos estudantes. A sistematização de textos didáticos para o ensino do jogo percebe os desafios, as possibilidades e entende a importância em proporcionar afinidade com essa cultura. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, em específico, uma pesquisa-ação sendo desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório em Educação Física III - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O universo da pesquisa foi a turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, numa comunidade quilombola no município de Goiana- PE, através do ensino remoto. Os resultados mostraram que quando estabelecemos as relações étnico-raciais com os conteúdos da Educação Física nós legitimamos essa contribuição, proporcionamos afinidade com essa cultura, para assim construir pensamentos antirracistas. Conclui-se que o estudo contribuiu para ampliação dos conhecimentos por adotar as abordagens de relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física, enriquecendo a discussão sobre o tema e contribuindo com a produção do conhecimento no campo da Educação Física. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4080 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_josewagnerdelimaaraujo.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.