Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLindoso, Rosângela Cely Branco-
dc.contributor.authorBezerra Júnior, José Janilson-
dc.date.accessioned2023-03-07T18:39:18Z-
dc.date.available2023-03-07T18:39:18Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationBEZERRA JÚNIOR, José Janilson. O kickboxing como ferramenta de desenvolvimento comportamental de crianças no ensino fundamental. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4079-
dc.descriptionAs artes marciais podem ser ferramentas de grande valia para os professores de Educação Física, tendo como objetivo evitar atitudes agressivas e desleais, pois aprende-se aspectos importantes para a formação do aluno como: disciplina e respeito. Ainda que muitos professores possam enxergar as Artes Marciais como atividades que estimulam a violência, as mesmas auxiliam no controle das emoções. É possível notar que a prática das artes marciais traz grandes benefícios e ensinamentos em todas as esferas que formam o ser o humano como, por exemplo: o físico, o motor, o social, o psicoafetivo e o cognitivo. O trabalho tem como objetivo investigar a influência do kickboxing no comportamento dos alunos de 6 a 13 anos que estão cursando o Ensino Fundamental. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa/quantitativa de campo, através da aplicação de um questionário aberto, os sujeitos foram treze pais de alunos em dois Centros de Treinamento (Dojos) nos municípios de Ilha de Itamaracá e Igarassu. Com a análise das respostas, apresentação e discussão dos dados é possível afirmar que o kickboxing contribui e muito no desenvolvimento comportamental das crianças. Na percepção dos pais a arte marcial consegue promover melhorias em aspectos cognitivos (concentração, responsabilidade e atenção) e nos aspectos sócio afetivo (autocontrole, autoconfiança, sociabilidade e tranquilidade)pt_BR
dc.description.abstractMartial arts can be very valuable tools for physical education teachers, aiming to avoid aggressive and disloyal attitudes, as important aspects are learned for the formation of the student, such as: discipline and respect. Although many teachers may see martial arts as an activity that encourages violence, they help to control emotions. It is possible to notice that the practice of martial arts brings great benefits and teachings in all spheres that form the human being, such as: physical, motor, social, psycho-affective and cognitive. The work aims to investigate the influence of kickboxing on the behavior of students from 6 to 13 years old who are attending elementary school. For this, a qualitative/quantitative field research was developed, through the application of an open questionnaire, the subjects were thirteen parents of students in two Training Centers (Dojos) in the municipalities of Ilha de Itamaracá and Igarassu. With the analysis of the answers, presentation and discussion of the data, it is possible to affirm that kickboxing contributes a lot to the behavioral development of children. In the parents' perception, the martial art can promote improvements in cognitive aspects (concentration, responsibility and attention) and in the socio-affective aspects (self-control, self-confidence, sociability and tranquility).pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLuta (Esporte)pt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.titleO kickboxing como ferramenta de desenvolvimento comportamental de crianças no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7664387685476674pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076590717855221pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_josejanilsonbezerrajunior.pdf385,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.