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dc.contributor.advisorPirauá, André Luiz Torres-
dc.contributor.authorLuciano, Fabiana da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-03T16:26:26Z-
dc.date.available2023-03-03T16:26:26Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.citationLUCIANO, Fabiana da Silva. Programa Segundo Tempo Paradesporto desafios e possibilidades na mediação de conflitos sob a perspectiva da monitora extensionista: um estudo qualitativo. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4067-
dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do monitor extensionista, os desafios e possibilidades durante a mediação de conflitos no Programa Segundo Tempo Paradesporto. A pesquisa é de natureza qualitativa e sua característica descritiva, seguiu parcialmente as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. O estudo foi realizado no núcleo do PSTP, no Departamento de Educação Física (DEFIS), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). No período de fevereiro 2019 a março de 2020. A estratégia de amostragem tratou-se de uma amostragem por conveniência; os métodos de coleta de dados, partiu do próprio fenômeno observado durante as atividades do programa. Cada situação de conflito, bem como as estratégias utilizadas para mediação, foi analisada pela pesquisadora. Foram consideradas as anotações e memórias da pesquisadora. Resultou-se que, os principais conflitos mais evidentes, ocorreram nas esferas intrapessoais: crise da própria deficiência, que causava alteração de humor e comportamento estereotipados. Tal fato interferia diretamente no engajamento dos participantes; o interpessoal: devido os diferentes tipos de deficiências apresentam comportamentos distintos que interferiam nas relações; e o de grupo: aconteciam durante as atividades manipulativas. Os conflitos surgiam nesse contexto quando haviam disputas de materiais, ou por algumas atitudes indesejáveis. As estratégias iniciais focaram na mediação preventiva, tiveram efeitos positivos, outras estratégias foi engajá-los nas organizações das atividades, transferência de responsabilidades simples, distraindo assim dos possíveis conflitos. Promovendo sensação de alegria, autoconfiança, e desenvolvimento da autonomia. Com essas estratégias foi possível observar uma melhoria substancial no comportamento. Conclui-se que as intervenções tiveram como propósito deixar os participantes confiantes para realizar as atividades, e ao mesmo tempo trazer benefícios para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e social.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze, from the perspective of the extension monitor, the challenges and possibilities during the mediation of conflicts in the second half program for sports . The research is qualitative in nature, and it s descriptive characteris tic partially followed the recommendations of the Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. The study was carried out at the PSTP nucleus, at the Department of Physical Education (DEFIS), at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). From February 2019 to March 2020. The sampling strategy was a convenience sampling; the data collection methods were based on the phenomenon observed during the program's activities. Each conflict situation, as well as the strategies used for mediation, was analyzed by the researcher. The researcher's notes and memories were considered. As a result, the main most evident conflicts occurred in the intrapersonal sphere: the crisis of the disability itself, which caused a change in mood and stereotyped behavior. This fact interfered directly in the engagement of the participants; the interpersonal: due to the different types of disabilities, they present different behaviors that interfered in relationships; and th e group: they happened du ring manipulative activities. Conflicts arose in this context when there were material disputes, or for some undesirable attitudes. The initial strategies focused on preventive mediation, they had positive effects, other strategies were to engage them in t he organization of activities, transfer of simple responsibilities, thus distracting them from possible conflicts. Promoting feelings of joy, self confidence, and development of autonomy. With these strategies it was possible to ob serve a substantial impro vement in behavior. It is concluded that the interventions aimed to make the participants confident to carry out the activities, and at the same time bring benefits to their motor, cognitive and social development.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
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dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
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dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
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dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
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dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEsportes para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAdministração de conflitospt_BR
dc.subjectConflito interpessoalpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titlePrograma Segundo Tempo Paradesporto desafios e possibilidades na mediação de conflitos sob a perspectiva da monitora extensionista: um estudo qualitativopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6404579680091614pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7971412342122230pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
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