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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lindoso, Rosângela Cely Branco | - |
dc.contributor.author | Salles, Daniel Henrique dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T15:23:25Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T15:23:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
dc.identifier.citation | SALLES, Daniel Henrique dos Santos. Natação escolar na produção do conhecimento em Educação Física. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4063 | - |
dc.description | A natação é uma importante habilidade a ser desenvolvida por todos, e a educação física já desenvolveu meios para apresentar o ensino das competências necessárias para o domínio do corpo sobre a água, e então a aprendizagem da natação esportiva. Neste estudo, o problema se baseia em questionar a produção do conhecimento sobre a natação escolar nos periódicos, para tratar qualitativamente sobre a presença ou ausência deste tema, em como ele é abordado nas escolas, se o que é ensinado consegue ser de alguma forma aproveitado pedagogicamente ou se apenas se resume ao gesto pelo gesto. Objetiva-se neste estudo analisar o esporte enquanto fenômeno social elemento da cultura corporal e dentro do mesmo a natação. Relatar historicamente como surgiu a relação homem-água na história da humanidade, como se desenvolveu e como se apresenta. Também tratar o fenômeno nadar enquanto objeto de ensino da Educação Física e como deve ser tratado pedagogicamente na escola. E analisar na produção do conhecimento como a natação escolar vem sendo tratada segundo a produção acadêmica. Ao comparar 17 estudos de 1999 a 2022 através de abordagem qualitativa e analisá-los sob a ótica da abordagem crítico-superadora da Educação Física, pudemos ter um vislumbre de algumas regularidades sobre o tema, e alguns aspectos que remetem a singularidades encontradas em cada estudo selecionado. Os resultados encontrados sugerem pouco avanço do tema, trazendo os mesmos problemas já conhecidos por publicações mais antigas e é constatado que a prática de natação apesar de extremamente importante para o desenvolvimento humano, é negligenciada na sociedade de forma geral, e são poucos os espaços onde os filhos da classe trabalhadora podem acessar esse conhecimento sistematizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Swimming is an important skill to be developed by everyone, and physical education has already developed means to present the teaching of the necessary skills to master the body over the water, and then the learning of sport swimming. In this study, the problem is based on questioning the production of knowledge about school swimming in journals, to qualitatively address the presence or absence of this theme, how it is approached in schools, if what is taught can be used in some way. pedagogically or if it just boils down to gesture for gesture's sake. The objective of this study is to analyze the sport as a social phenomenon, an element of body culture and swimming within it. Historically report how the man-water relationship emerged in the history of humanity, how it developed and how it presents itself. Also treat the swimming phenomenon as an object of Physical Education teaching and how it should be treated pedagogically at school. And to analyze in the production of knowledge how school swimming has been treated according to academic production. By comparing 17 studies from 1999 to 2022 through a qualitative approach and analyzing them from the perspective of the critical-overcoming approach of Physical Education, we could have a glimpse of some regularities on the subject, and some aspects that refer to singularities found in each study selected. The results found suggest little progress on the subject, bringing the same problems already known by older publications and it is verified that the practice of swimming, despite being extremely important for human development, is neglected in society in general, and there are few spaces where working-class children can access this systematized knowledge. | pt_BR |
dc.format.extent | 40 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | Natação escolar na produção do conhecimento em Educação Física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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