Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4058
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Flávio Dantas Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Matias, Bruno Luís Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T20:15:19Z | - |
dc.date.available | 2023-03-02T20:15:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
dc.identifier.citation | MATIAS, Bruno Luís Magalhães. Realidade e possibilidades da formação de professores de Educação Física: contribuições ao debate. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4058 | - |
dc.description | O presente trabalho foi construído com o propósito de trazer contribuições ao debate sobre a formação de professores. Partindo das determinações e contradições históricas, delimitamos nossa problemática nos seguintes termos: Qual é realidade da formação de professores no atual momento histórico de crise estrutural do capitalismo, e quais são as possibilidades de uma orientação teórico-metodológica na formação de professores a partir da concepção omnilateral de formação humana? Elegemos como objetivo geral: Analisar, a realidade atual da formação humana, no geral, da formação professores, no particular e da formação do professor de Educação Física como expressão singular, cujo objetivo está em contribuir no debate da formação de professores de Educação numa perspectiva de defesa de uma formação docente a qual o futuro professor possa acessar as máximas possibilidades de desenvolvimento em seu processo formativo. Partilhamos do Materialismo Histórico Dialético enquanto Teoria do Conhecimento e Método Científico. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica-documental. Para pesquisa bibliográfica, utilizamos como instrumentos: documentos de orientação nacional para formação docente e para formação de professores de Educação física, artigos, livros, dissertações e teses de mestrado e doutorado que pudessem auxiliar-nos a alcançar nosso objetivo de pesquisa. Nas análises desenvolvidas nesse trabalho, evidencia-se que o campo da formação de professores vem sendo marcado por tendências de esvaziamento curricular e pedagógico, sobretudo pela inconsistência das políticas curriculares recentemente aprovadas, em especial a Lei 13.425/2017 – Reforma do Ensino Médio e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019 – Nova Base Comum de Formação inicial de professores, e o Parecer CNE/CP 15/2018 - Nova BNCC, inconsistentes do ponto vista pedagógico e que retrocedem em termos de organização dos conhecimentos. Enquanto que na formação dos professores de Educação Física, esta dinâmica vem trazendo uma clara tendência de fragmentação curricular e profissional, pela dicotomia Licenciatura x Bacharelado, devido ao retrocesso das mais recentes políticas curriculares implementadas pelo Governo Federal, com destaque para Resolução CNE/CP 06/2018. Concluímos, que a defesa dos pontos da Resolução 02/2015, além do paradigma da licenciatura ampliada no âmbito geral da formação docente, atrelado a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico Superadora constituem as contribuições curriculares e pedagógicas mais avançadas para uma formação que preze pela omnilateralidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work was built with the purpose of bringing contributions to the debate about teacher education. Starting from the historical determinations and contradictions, we delimit our problematic in the following terms: What is the reality of teacher training in the current historical moment of structural crisis of capitalism, and what are the possibilities of a theoretical-methodological orientation in teacher training from the omnilateral conception of human training? We elected as a general objective: To analyze the current reality of human formation in general, of teacher's formation in particular and the formation of Physical Education teacher as a singular expression, whose objective is to contribute to the debate of the formation of Education teachers in a perspective of defense of a teacher's formation in which the future teacher can access the maximum possibilities of development in his/her formative process. We share the Dialectical Historical Materialism as a Theory of Knowledge and Scientific Method. This is a bibliographic-documentary research. For the bibliographical research, we used as instruments: national orientation documents for teacher training, national and physical education teacher training, articles, books, dissertations, and master's and doctorate theses that could help us reach our research goal. In the analyses developed in this work, it is evident that the field of teacher education has been marked by trends of curricular and pedagogical emptying, especially by the inconsistency of recently approved curricular policies, especially Law 13.425/2017 - High School Reform and Resolution CNE/CP No. 02 of December 20, 2019 - New Common Base for Initial Teacher Education, and Parecer CNE/CP 15/2018 - New BNCC, inconsistent from the pedagogical point of view and that go backwards in terms of knowledge organization. While in the training of Physical Education teachers, this dynamic has been bringing a clear trend of curricular and professional fragmentation, by the dichotomy Licenciatura x Bacharelado, due to the backwardness of the most recent curricular policies implemented by the Federal Government, especially Resolution CNE/CP 06/2018. We conclude that the defense of the points of Resolution 02/2015, in addition to the paradigm of the expanded degree in the general scope of teacher education, linked to Critical Historical Pedagogy and the Critical Overseeing Approach constitute the most advanced curricular and pedagogical contributions for an education that values omnilateralism. | pt_BR |
dc.format.extent | 64 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação física - Formação | pt_BR |
dc.title | Realidade e possibilidades da formação de professores de Educação Física: contribuições ao debate | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6091575009407227 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9033781419336294 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_brunoluismagalhaesmatias.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.