Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLira, Maria Helena Câmara-
dc.contributor.authorBarros, Andreza Kamylla Pena-
dc.date.accessioned2023-03-02T17:56:38Z-
dc.date.available2023-03-02T17:56:38Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationBarros, Andreza Kamylla Pena. Diálogos sobre yoga e Educação física escolar: o que dizem as publicações acadêmicas dos últimos 10 anos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4055-
dc.descriptionO avanço da Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares (PNPIC) integrada ao Serviço Único de Saúde (SUS) possibilitou a implementação das Práticas Corporais Alternativas (PCas) no campo da saúde coletiva, dessa forma, abriu-se espaço para a prática de Yoga tanto em instituições como o SUS, quanto em Centros Integrados de saúde (CIS) e Centro Comunitário da Paz (Compaz). É por meio desta transformação que muitas escolas vêm aderindo a estas práticas em seus currículos. O Yoga tem por objetivo o desenvolvimento integral da personalidade humana, por meio de exercícios de liberação apoiados em uma filosofia singular, capaz de desenvolver aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Prática complementar que vem contribuindo significativamente na gestão das emoções, o Yoga pode ser a chave para contribuir de forma eficiente na educação de crianças, jovens e adultos dentro da escola. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo mapear estudos que ligam a prática do Yoga dentro das aulas de Educação Física escolar, entre 2012 e 2022, realizando uma revisão bibliográfica e análise documental a procura dos conceitos de Yoga, identificando e analisando as aproximações e distanciamentos epistemológicos presentes nestas publicações, assim como, estudando os argumentos utilizados para defender esta prática dentro da Educação Física escolar. Identificamos que, após a aplicação de critérios de seleção, os artigos estudados apresentam o Yoga como uma prática de relaxamento que promove o bem estar físico e mental, contudo, percorrendo caminhos argumentativos que ainda carecem de concepções pedagógicas e filosóficas de suma importância para a escola e para a própria prática do Yoga.pt_BR
dc.description.abstractThe advance of the National Policy on Complementary Integrative Practices (PNPIC) integrated to the Unified Health Service (SUS) made it possible to implement Alternative Body Practices (PCas) in the field of collective health, thus opening space for the practice of Yoga both in institutions such as SUS, as well as in Integrated Health Centers (CIS) and Community Peace Center (Compaz). It is through this transformation that many schools have been adhering to these practices in their curricula. Yoga aims at the integral development of the human personality, through liberation exercises supported by a unique philosophy, capable of developing physical, emotional, mental and spiritual aspects. A complementary practice that has contributed significantly to the management of emotions, Yoga can be the key to efficiently contribute to the education of children, young people and adults within the school. In this sense, the present study aims to map studies that link the practice of Yoga within Physical Education classes at school, between 2012 and 2022, carrying out a bibliographic review and document analysis in search of Yoga concepts, identifying and analyzing the approximations and epistemological distances present in these publications, as well as studying the arguments used to defend this practice within school Physical Education. We identified that, after applying selection criteria, the articles studied present Yoga as a relaxation practice that promotes physical and mental well-being, however, following argumentative paths that still lack pedagogical and philosophical concepts of paramount importance for the school. and for the practice of Yoga itself.pt_BR
dc.format.extent34 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectIogapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleDiálogos sobre yoga e Educação Física escolar: o que dizem as publicações acadêmicas dos últimos 10 anos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6180706921701558pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1315487815493191pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andrezakamyllapenabarros.pdf567,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.