Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Abner Corrêa-
dc.contributor.authorCupertino, Gabriela Barbosa-
dc.date.accessioned2023-03-01T21:35:08Z-
dc.date.available2023-03-01T21:35:08Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.citationCUPERTINO, Gabriela Barbosa. O uso de metodologias ativas de ensino associada à robótica educacional com alunos do Ensino Fundamental: relato de uma experiência. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4049-
dc.descriptionAs metodologias ativas de ensino são abordagens de ensino-aprendizagem que caracterizam-se por levar o aluno a assumir um maior protagonismo na dinâmica da aquisição de conhecimento, de forma que o professor passa a atuar não mais como um detentor maior da informação e do saber mas como um facilitador e mediador deste processo. Nesta abordagem o aluno é estimulado a participar de forma ativa na construção do conhecimento por meio da busca por soluções para problemas relevantes no seu contexto de vida e pelo exercício constante do senso crítico. O objetivo desta monografia é trazer um relato crítico do uso de metodologias ativas de ensino (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem em Pares e Movimento Maker) associadas a ferramentas tecnológicas (Robótica Educacional e Design Thinking) em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Vitória de Santo Antão - PE. Serão analisados tanto os métodos pedagógicos empregados quanto o impacto do uso dessas metodologias no desempenho e na vivência escolar dos estudantes envolvidos. Os resultados observados ao longo deste processo permitiu concluir que as metodologias adotadas proporcionaram aos alunos ganhos em áreas que foram além da simples aquisição do conhecimento acadêmico, com melhoras significativas na capacidade de socialização, trabalho em equipe e na construção de um pensamento crítico e questionador.pt_BR
dc.description.abstractThe active teaching methodologies are teaching-learning approaches that are characterized by leading the student to assume a greater role in the dynamics of knowledge acquisition, so that the teacher starts to act no longer as a greater holder of information and knowledge but as a facilitator and mediator of this process. In this approach, the student is encouraged to participate actively in the construction of knowledge through the search for solutions to relevant problems in his life context and through constant exercise of critical sense. The objective of this monograph is to bring a critical account of the use of active teaching methodologies (Problem Based Learning, Peer Learning and Maker Movement) associated with technological tools (Educational Robotics and Design Thinking) in an elementary school in the rural area of the Vitória de Santo Antão - PE. Both the pedagogical methods used and the impact of using these methodologies on the performance and school experience of the students involved will be analyzed. The results observed in this throughout process allowed us to conclude that the adopted methodologies provided students with gains in areas that went beyond the simple acquisition of academic knowledge, with significant improvements in the capacity for socialization, teamwork and in the construction of critical and questioning thinking.pt_BR
dc.format.extent42 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino entre parespt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas de ensino associada à robótica educacional com alunos do Ensino Fundamental: relato de uma experiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6157059647848581pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3825998752196688pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gabrielabarbosacupertino.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.