Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4017
Título: Aprendizagem de máquina quântica e comitê quântico de classificadores
Autor: Araujo, Ismael Cesar da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7125338940009959
Orientador: Nascimento, André Câmara Alves do
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0622594061462533
Co-orientador : Silva, Adenilton José da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0314035098884256
Palavras-chave: Computação quântica;Aprendizado do computador;Computadores quânticos;Desempenho
Data do documento: 2-Dez-2019
Citação: ARAUJO, Ismael Cesar da Silva. Aprendizagem de máquina quântica e comitê quântico de classificadores. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Quantum machine learning is a subarea of quantum computing that studies, among other things, the creation of equivalent classical classifiers. An ensemble of classifiers is a classification model in which the output is a combined result of the outputs of the classifiers contained in it. With the premiss that when using a sufficiently large ensemble with average classifiers, a good performance can still be obtained. This work investigates the differences in the performance of a quantum equivalent of an ensemble of classifiers, using trained and untrained classifiers. Where the simulation was mane, which the performance was measured through the calculation of the amplitude probabilities of the system. And the machine learning models of the ensemble were executed over benchmark datasets made available by scikitlearn library.
Resumo: Aprendizagem de máquina quântica trata-se de uma subárea de computação quântica que estuda, dentre outras coisas, a criação de equivalentes quânticos de modelos clássicos de classificação. Um comitê de classificadores, trata-se de um modelo de classificação cuja saída é resultado da composição das saídas de diversos classificadores que compõe o comitê. Comitê de classificadores é um modelo de aprendizado supervisionado que pode ser utilizado como tipo de aprendizado livre de otimização de parâmetros. Ou seja, sem o uso da etapa de treinamento. Com a premissa de que ao se utilizar um conjunto suficientemente grande de classificadores medianos pode-se obter um comitê com um bom desempenho. Este trabalho investiga as diferenças de desempenho no uso equivalente quântico do comitê de classificadores, para classificadores treinados e não treinados. Onde foram feitas simulações, cujo desempenho foi mensurado a partir do calculo de amplitudes de probabilidades do sistema. E os modelos de aprendizagem de máquina do comitê foram executados sobre bases benchmark disponíveis pela biblioteca scikitlearn.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4017
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ismaelcesardasilvaaraujo.pdf878,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.