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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, André Câmara Alves do-
dc.contributor.authorLemos, Ítalo Vinícius do Rego-
dc.date.accessioned2023-02-16T16:44:35Z-
dc.date.available2023-02-16T16:44:35Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.citationLEMOS, Ítalo Vinícius do Rego. Prevendo a evasão escolar em uma instituição de ensino técnico utilizando mineração de dados educacionais. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3990-
dc.descriptionA evasão escolar é um dos principais problemas que ocorrem no âmbito da educação e vem se tornando uma realidade bastante frequente dentro das instituições de ensino públicas ou privadas, resultando em consequências imensuráveis tanto na vida do estudante que deixa de frequentar a escola quanto para a sociedade como um todo. Por ser um fenômeno que preocupa muito os profissionais da educação, se faz necessário revertê-lo, assim estes profissionais necessitam de recursos que sejam eficientes em demonstrar conhecimento dentro e fora do ambiente de ensino e traçar estratégias para lidar com tal cenário. Ser capaz de prever uma possível evasão traz benefícios tando para o estudante quanto para as instituições. A partir disso, uma metodologia que vem se mostrando hábil no combate à evasão escolar e capaz de fornecer conhecimento para a instituição de ensino é a Mineração de Dados Educacionais. Com base nisso, este trabalho teve como objetivo aplicar técnicas de Mineração de Dados e de Aprendizagem de Máquina para prever possíveis casos de evasão antes que o estudante ingresse na instituição de ensino. Através de indicadores sociais e econômicos do estudante e de sua família ele é classificado como um potencial evasor ou não. Este estudo adotou uma base de dados real de uma instituição de ensino pública brasileira, com dados de candidatos que concorreram ao seu processo de ingresso (vestibular) para uma vaga no ensino técnico. Durante a pesquisa foram utilizados 3 modelos de classificação Decision Tree, Random Forest e XGBoost tendo o algoritmo XGBoost atingindo uma taxa de 74% de acerto na predição de evasores, sendo superior aos demais mas ainda apresentando uma alta número de estudantes classificados como não evadidos mas que se evadiram de fato. Diante desses resultados, concluímos que se faz necessário mais indicadores para detectar, de forma satisfatória, o possível candidato que irá se evadir.pt_BR
dc.description.abstractDropping out of school is one of the main problems that occur in education and has become a very frequent reality within public or private educational institutions, resulting in immeasurable consequences both in the life of the student who fails to attend school and for society as a whole. Because it is a phenomenon that worries education professionals a lot, if it is necessary to reverse it, so these professionals need resources that are efficient in demonstrating knowledge inside and outside the teaching environment and outlining strategies to deal with such a scenario. Being able to predict a possible dropout benefits both the student and institutions. Based on this, a methodology that has proven to be skillful in combating school dropouts and capable of providing knowledge to the educational institution is Educational Data Mining. Based on this, this work aimed to apply Data Mining and Machine Learning techniques to predict possible dropout cases before the student enters the educational institution. Through social and economic indicators of the student and his family, he is classified as a potential evader or not. This study adopted a real database from a Brazilian public education institution, with data from candidates who competed in its admission process (entrance exam) for a place in technical education. During the research, 3 classification models were used Decision Tree, Random Forest e XGBoost with the XGBoost algorithm achieving a 74% hit rate in predicting evaders, being superior to the others but still presenting a high number of students classified as not dropouts but who actually dropped out. Given these results, we conclude that more indicators are needed to satisfactorily detect the possible candidate who will drop out.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.titlePrevendo a evasão escolar em uma instituição de ensino técnico utilizando mineração de dados educacionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9146227756985212pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0622594061462533pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

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