Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXavier, Maria Gilca Pinto-
dc.contributor.authorSilva, Paulo Sérgio Bezerra-
dc.date.accessioned2023-02-16T16:31:16Z-
dc.date.available2023-02-16T16:31:16Z-
dc.date.issued2020-01-15-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Sérgio Bezerra. Motorista de aplicativo Uber no Recife: uma perspectiva socioeconômica. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3987-
dc.descriptionEste estudo científico tem como objetivo a análise do perfil do motorista de transporte de aplicativo Uber na cidade do Recife, que tem seu processo de trabalho organizado através de aplicativos para motoristas. Identifica-se o perfil socioeconômico destes trabalhadores na Cidade do Recife. A metodologia adotada foi qualitativa, realizada através de questionários na plataforma Google com motoristas de transporte de aplicativo Uber, a fim de traçar os perfis desses trabalhadores, bem como através de observação participante e revisão bibliográfica. Aborda-se como a crise econômica entre 2014 e 2018 no Brasil, atuou para a consecução do aumento da informalidade do trabalho e o surgimento de novas modalidades de serviços, entre eles o de motorista de aplicativo Uber. Foram examinados os conceitos de Uber. Ressalta que a atividade que constitui a única opção de trabalho, mesmo sendo apresentado como informal e precário. Concluiu-se que o Uber proporcionou o surgimento de um tipo de profissional com grande capacidade de comunicação com o consumidor e ocasionou ainda diminuição do custo desse serviço prestado.pt_BR
dc.description.abstractThis scientific study aims to analyze the profile of the Uber application transport driver in the city of Recife, whose work process is organized through driver applications. The socioeconomic profile of these workers in the city of Recife is identified. The methodology adopted was qualitative, conducted through questionnaires on the Google platform with Uber application transport drivers, in order to trace the profiles of these workers, as well as through participant observation and literature review. It approaches how the economic crisis between 2014 and 2018 in Brazil acted to achieve the increase of informality of work and the emergence of new types of services, including the application driver Uber. Uber's concepts were examined. It emphasizes that the activity that constitutes the only work option, even though presented as informal and precarious. It was concluded that Uber provided the emergence of a type of professional with great ability to communicate with the consumer and also caused a reduction in the cost of this service provided.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotoristas de automóveispt_BR
dc.subjectTransporte de passageirospt_BR
dc.subjectTrabalho informalpt_BR
dc.subjectEmprego precáriopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.titleMotorista de aplicativo Uber no Recife: uma perspectiva socioeconômicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6470044940848558pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_paulosergiobezerrasilva.pdf590,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.