Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFaria, Maurício Sardá de-
dc.contributor.authorPereira Neto, Ivo-
dc.date.accessioned2023-02-15T20:09:44Z-
dc.date.available2023-02-15T20:09:44Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, Ivo. “Ninguém saiu daqui sem uma experiência única”: as ocupações secundaristas de 2016 e o caso do Ginásio Pernambucano. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3977-
dc.descriptionO presente trabalho busca compreender as ocupações escolares ocorridas em 2016 contra o governo Temer e as políticas de austeridade que atingiram diversos setores, dentre eles a educação, sob a perspectiva dos estudantes da Escola de Referência Ginásio Pernambucano, localizada no Recife. Perseguimos o desenrolar do processo de mobilização dos estudantes para efetuar a ocupação até o momento posterior à desocupação, destacando as consequências da ocupação para o cotidiano escolar e para a formação política dos jovens que dela participaram. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes e pessoas de fora da escola que participaram da ocupação, foi construída uma cronologia da ocupação, focando nas pautas levantadas pelo movimento no início e em pautas que vão sendo incorporadas ao longo da ocupação. Abordamos também como se deu a relação dos estudantes com os professores e gestores, como os estudantes estruturaram a ocupação, as instancias de decisão quanto à organização de atividades e de atos. Analisamos a criação de uma rede de contatos e de mobilização entre os estudantes e outras ocupações e setores da sociedade. Por fim, compreendemos que as ocupações se dão para além da pauta de combate político e cria uma nova perspectiva de escola com autogestão dos estudantes, onde ocorre um intenso aprendizado sobre cidadania, participação política e uma perspectiva inclusiva de gestão escolar, mostrando como essa vivência dos estudantes foi repleta de contradições e aprendizados em intensos 33 dias como ocupantes e gestores da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to comprehend the school occupations occurred in 2016 against Temer government and its austerity politics that affected several sectors, including education, from the perspective of the students at Reference High-school Ginásio Pernambucano, located in Recife. The research attended the development of the students’ mobilizations to carry out the occupation until the period after the evacuation, highlighting the occupations consequences to the school routine as well the political formation impact to the young people involved in these acts. Based on semi-structured interviews applied to students and people unrelated to the school that participated in the occupations, it was created a chronology's occupation focused on the guidelines raised by the movement at the beginning and on guidelines that were incorporated throughout the occupation. This work also discusses how the relationship between students, teachers and managers took place, along with how the students have structured the occupation, the instances of decision on the organization of activities and actions. Finally, we understand that occupations go beyond the schedule of political combat and create a new perspective of school with student self-management, where there is intense learning about citizenship, political participation and an inclusive perspective of school management, showing how this experience of students was full of contradictions and learning in an intense 33 days as occupants and administrators of the school.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectParticipação políticapt_BR
dc.subjectMovimentos de protesto da juventudept_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectMovimentos estudantispt_BR
dc.title“Ninguém saiu daqui sem uma experiência única”: as ocupações secundaristas de 2016 e o caso do Ginásio Pernambucanopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1513772085737367pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ivopereiraneto.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.