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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3968
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da | - |
dc.contributor.author | Mello, Fernanda de Carvalho Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T15:00:57Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T15:00:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-21 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Fernanda de Carvalho Azevedo. Cinedebate e questões de gênero: o neoconservadorismo na escola. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3968 | - |
dc.description | A retração na oferta de serviços oferecidos pelo Estado à população, fenômeno observado a partir do Governo Temer e que persiste durante o Governo Bolsonaro, tem como circunstância o avanço neoconservador em defesa de um modelo específico de família e contra o ensino de conhecimento situado dentro das escolas, em especial contra o assunto ‘gênero’. Dentro desse contexto nacional, o projeto de extensão CineDebate: Raça e Gênero na Escola (UFRPE), na Escola de Referência em Ensino Médio Cândido Duarte (Recife/PE), abordou curtas-metragens de temas e recortes variados entre os anos de 2016 e 2017, oferecendo em atividade extraclasse a possibilidade de problematizar realidades sociais. Após cada exibição, eram aplicados questionários que buscavam avaliar o entendimento por parte das/os estudantes dos temas e das obras apresentadas. O presente artigo tem como objetivo comentar a variação entre recepções a partir de seus recortes temáticos. Fundamentada na análise do conjunto de questionários foi possível concluir que houve antagonismo apenas na recepção aos curtas com temática de gênero e que essa objeção está em confluência com o discurso neoconservador que ganha espaço na política nacional e na sociedade brasileira. Tal discurso prega a censura de conhecimentos e o restabelecimento de um modelo patriarcal de família por meio de projetos como o Escola Sem Partido. Em conclusão, argumento que, mesmo após quatro anos de seu término, os resultados do projeto de extensão continuam relevantes para refletir sobre o alcance, ramificações, trajetórias e consequências do discurso anti-gênero para a educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Cinema na educação | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Conservadorismo (Política) | pt_BR |
dc.title | Cinedebate e questões de gênero: o neoconservadorismo na escola | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6482348204704983 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1540473468896261 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Ciências Sociais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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