Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Giselle Maria Nanes Correia dos-
dc.contributor.authorLima, Aparecida da Dores Silva de-
dc.contributor.authorSilva, Valéria Casemiro da-
dc.date.accessioned2023-02-13T18:01:04Z-
dc.date.available2023-02-13T18:01:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Aparecida da Dores Silva de; SILVA, Valéria Casemiro da. O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor. 2019. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3938-
dc.descriptionEsse artigo analisa a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferece oportunidade de realizar atividades em coletivo, tendo repercussão no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos. Este estudo está fundamentado em pesquisas com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. O artigo, embasado em pesquisa bibilográfica, traz considerações sobre ludicidade e o papel do professor, como mediador. Por fim, reflete-se que os jogos e brincadeiras são uma experiência significativa para o desenvolvimento das crianças, pois o brincar é ferramenta que possibilita a construção e a apropriação dos conhecimentos. Os resultados definem o brincar como experiência e liberdade de criação nas quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo, com o educador e com os outros. É preciso valorizar a formação lúdica do docente.pt_BR
dc.format.extent10 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleO Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0295353071625877pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TTK9RN~1.PDF425,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.