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dc.contributor.advisorSoares, Ana Paula Amazonas-
dc.contributor.authorSantos, Kleybson Rodrigo Martins-
dc.date.accessioned2023-02-09T16:38:57Z-
dc.date.available2023-02-09T16:38:57Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Kleybson Rodrigo Martins. Política pública educacional e SAEB 2019: análises de agrupamento por microrregiões de Pernambuco. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3915-
dc.descriptionA educação é vista não só pelo senso comum, mas também pela teoria econômica como um dos fatores principais de impulsionamento do desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho, que possui caráter exploratório, tem como objetivo investigar questões socioeconômicas são capazes de influenciar no desempenho de estudantes no estado de Pernambuco. Para isso, utilizou-se como base os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, totalizando 76.596 alunos após tratamento, adicionando variáveis socioeconômicas, com as quais foram executadas análises de agrupamento por três métodos multivariados (hierárquico, K-means e PAM), no software estatístico R. Os resultados dos testes de médias apontaram uma heterogeneidade no desempenho do estudante e, posteriormente, foi encontrada uma suscetibilidade a transbordamento de políticas entre conjuntos de microrregiões próximas. Este trabalho também se debruça sobre o Plano Estadual de Educação de 2015-2025, elucidando seu conteúdo, metas e estratégias, a fim de contextualizar a análise exploratória.pt_BR
dc.description.abstractEducation is seen not only by common sense, but also by economic theory as one of the main factors driving development. In this context, the present work, which has an exploratory approach, aims to investigate socioeconomic issues that are capable of influencing the performance of students in the state of Pernambuco, in Brazil. For this, microdata from the Sistema de Avaliação da Educação Básica (Basic Education Assessment System, Saeb) of 2019 was used, totaling 76,596 students—after due data treatment—, also adding socioeconomic variables, with which cluster analyzes were performed by three multivariate methods (hierarchical method, K-means and PAM), in the statistical software R. The results of the tests of averages pointed out a heterogeneity in the student's performance among microregions of Pernambuco and, later, a susceptibility to overflow of policies between sets of nearby microregions was found. This work also focuses on the 2015-2025 State Education Plan, elucidating its content, goals and strategies, in order to contextualize the exploratory analysis.pt_BR
dc.format.extent60 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectCondições socioeconômicaspt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise por agrupamentopt_BR
dc.titlePolítica pública educacional e SAEB 2019: análises de agrupamento por microrregiões de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7919130450780875pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0216127558312955pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Economiapt_BR
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