Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Iran Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Ribbyson José de Farias | - |
dc.contributor.author | Pires, Danielle Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T21:40:11Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T21:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ribbyson José de Farias; PIRES, Danielle Ribeiro. Gênero e sexualidades na educação infantil: da reflexão à elaboração de uma proposta interventiva utilizando a linguagem audiovisual. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3858 | - |
dc.description | A Educação Infantil é marcada por esteriotipos e mitos sobre as questões de gênero e sexualidades presentes no cotidiano escolar, contribuindo para a manutenção dos discursos normalizadores e normatizadores na sociedade. Neste nível de ensino, na maioria das vezes, não são apresentadas a diversidade existente e possíveis diante dos corpos, das brincadeiras, dos brinquedos, dos filmes e desenhos. Preescrevendo e assinalando, assim, uma estrutura dicotômica e binária a partir do sistema heteronormativo, pautados na lógica biológica. Com isto, nosso objetivo é apresentar uma proposta interventiva para Educação Infantil sobre a temática, utilizando a linguagem audiovisual, numa perspectiva de desconstrução das práticas e dinâmicas heteronormativas que já existem no contexto da escola. Para atingir nosso objetivo, optamos por utilizar referências teóricas de pesquisadores/as e autores/as que discutem gênero e diversidade sexual na escola e defendem currículos que valorizem as diferentes tradições culturais e enfrentamento da LGBTfobia no ambiente escolar. Por sua vez, a linguagem audiovisual, enquanto forma de arte, possui um potencial pedagógico que permite experenciar a tranformação, a sensibilidade e reconhecimento de si e do outro. Propostas como esta visam que tabus sejam descontruídos desde a infância seja na sala de aula ou até mesmo na instituição em geral, onde a comunidade escolar, muitas vezes, acredita que a exploração de temas como este incentive os alunos a seguirem caminhos que não sejam da “moral e bons costumes”. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino audiovisual | pt_BR |
dc.title | Gênero e sexualidades na educação infantil: da reflexão à elaboração de uma proposta interventiva utilizando a linguagem audiovisual | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2128386167233994 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/451754911992249 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_danielleribeiroeribbysonjosesilva.pdf | 152,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.