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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3850
Título: | Escolas sustentáveis: uma nova abordagem para o ensino |
Autor: | Matias, Karen Viana |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7970203868780216 |
Orientador: | Nascimento, Regina Célia Macêdo do |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2339102253217709 |
Palavras-chave: | Meio ambiente;Educação;Responsabilidade ambiental;Sustentabilidade |
Data do documento: | 26-Jul-2022 |
Citação: | MATIAS, Karen Viana. Escolas sustentáveis: uma nova abordagem para o ensino. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumo: | Diante de um cenário que evidencia cada vez mais danos ao meio ambiente, a proteção ambiental necessita ser levada às escolas, de modo que os estudantes possam se sensibilizar quanto aos cuidados com o meio ambiente, que devem ser de responsabilidade de cada um. Em vista disso, o objetivo desse trabalho foi identificar a importância das Escolas Sustentáveis na formação do estudante do ensino fundamental nos anos iniciais de escolas públicas, e quais contribuições podem ser observadas nas ações realizadas nessas instituições de ensino para o desenvolvimento do aluno. Foi utilizada como metodologia a pesquisa exploratória e bibliográfica referente à temática (em artigos publicados entre 2017 a 2021), bem como um estudo de caso em duas escolas de ensino fundamental que atuam com a educação ambiental em Arcoverde-PE. A aplicação da educação ambiental nas escolas promove o fomento da sensibilização ambiental de modo construir uma ciência do papel de cada um dentro do meio ambiente, sendo relevante o cuidado e proteção com cada integrante para a vida como um todo. Foi constatado nas escolas estudadas que a instrumentalização da educação ambiental através dos projetos de cuidado com o jardim, construção de uma horta escolar, reconhecimento do rio São Francisco, arborização da escola e seu entorno, culinária saudável e parquinho ecológico, promoveram o envolvimento dos estudantes de modo a colaborar com uma percepção maior do ambiente em que vivem, aprendendo a serem protagonistas e responsáveis quanto ao manejo ambiental na escola. Conclui-se que, a educação ambiental tem um papel de relevância na transformação da sociedade, e quando aplicada nas escolas com a colaboração da gestão e família, tem a capacidade de contribuir para um meio ambiente preservado para que as futuras gerações possam desfrutar dele. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3850 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
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